Verbos como tema de exposição de Sérgio Pires

Sergio Pires- Foto Divulgação VERBO

Sergio Pires- Foto Divulgação VERBO

O premiado publicitário Sérgio Pires, diretor de arte da agência Atma+Bianchi, se prepara para revelar o seu lado artístico em sua primeira exposição individual, com abertura marcada para o dia 8 de março, das 19h às 22h, no restaurante Villa Bistrô. A mostra, intitulada “O Verbo”, traz quadros que retratam a essência de verbos que influenciam ou inspiram o artista, como ser, nascer, dançar, amar, sonhar, renunciar, orar, partir, crer, entre outros. Lúcia da Fonte assina a curadoria da exposição.

Todas as obras em exibição, 16 quadros em diversos tamanhos, foram desenvolvidas em acrílico sobre tela. Para acompanhá-las e transportar o espectador para o verbo retratado, Sérgio selecionou poemas que acompanham as telas. São textos de sua autoria e também de grandes autores, como Cecília Meirelles, Khalil Gibran, RabindranathTagore e o pernambucano Daniel Lima.

Ele faz sua estreia solo no mundo artístico com texto de abertura de ninguém menos que Tereza Costa Rêgo. Nele, ela ressalta, entre outras coisas, o talento do publicitário para as artes: “As últimas pinturas de Sérgio não só procuram direção plástica como vêm mostrando um artista inquieto e sério, que busca por técnicas novas, texturas especiais e experiências corajosas”, descreve Tereza.

Sócio e diretor de arte da agência Atma+Bianchi, Sérgio Pires produz todas as telas em seu atelier, o Aldeia Criativa, localizado em Aldeia. Ele acredita que a união entre as duas ocupações só traz benefícios ao trabalho. “Qualquer forma de exercitar a criatividade em outras áreas influenciará diretamente no meu desempenho. Com a prática, as criações ficam mais soltas em ambas as atividades, afinal, pinceladas, texturas, cor, luz e sombra, entre outros aspectos, também podem ser usados diretamente na direção de arte”, explica.

O trabalho de Sérgio como artista plástico pode ser conferido através do site: http://sergio793.wix.com/aldeiacriativa

Quadro Orar

Quadro Orar

Mais sobre o artista – Apaixonado desde sempre pela fotografia e pintura, Sérgio vem desenvolvendo ensaios fotográficos sobre vários temas. Já realizou as exposições fotográficas Mercearias, V8, Eastwest Califórnia e Monumentos Jurídicos. Na pintura realizou a exposição Leitura Visual.

Atualmente é sócio e diretor da Atma+Bianchi. Entre 1991 e 2003 foi sócio e diretor de arte da Aliança Comunicação. Trabalhou em agências como W/Brasil (SP), Salles Interamericana (SP),  Krishembond Bond &Partners (USA), e Gruponove (PE). É bacharel em Comunicação Social Publicidade e Propaganda Pela UFPE e tem curso de especialização na Schoolof Visual Arts (NY – USA). Ganhou diversos prêmios na área, sendo os principais o “Profissionais do Ano”, da Rede Globo, “Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito” e o “Grand Prix”, do Colunista Norte-Nordeste.

Serviço – Abertura da exposição “O Verbo”

Local: R. da Hora, 330 – Espinheiro, Recife – PE, 52020-010

Quando: 8 de março, terça-feira

Horário: Das 19h às 22h

Informações: 81. 3426.2902

Texto de Tereza Costa Rêgo:

“Sérgio Pires é um jovem ainda em busca de seu “Universo Desconhecido”. Ele tenta encontrar um caminho que namora com a abstração. Suas antigas linhas figurativas vão se dissolvendo nas tintas do presente em quadros quase abstratos, que são, na minha opinião, seus melhores trabalhos. Percebo que Sérgio é um operário de seu ofício: “o ofício de pintar”.

Ele brinca com as cores de uma palheta ainda indefinida. Ser “jovem” em qualquer profissão é um privilégio, pois a busca que a juventude pesquisa já mostra o início da “estrada”… As últimas pinturas de Sérgio não só procuram sua direção plástica como vêm mostrando um artista inquieto e sério que busca por técnicas novas, texturas especiais e experiências corajosas.

Fico feliz quando olho a produção dos jovens artistas pernambucanos. Parabéns, Sérgio, vá em frente. Sua estrada está cheia de promessas e luzes, algumas já brilhando no céu azul de Pernambuco.

Tereza Costa Rêgo – Olinda 2016

Mais fotos