Tem início 2ª edição do Festival Vegano do Recife

Pizzalize. Foto Saulo Santiago

Pizzalize. Foto Saulo Santiago

Alimentação saudável, sustentabilidade,  veganismo na infância, transição planetária e ativismo são alguns dos temas que serão abordados na segunda edição do Festival Vegano do Recife, que acontece neste sábado (10) e domingo (11), das 11h às 19h, na Faculdade Santa Helena. O evento, que é totalmente gratuito, é voltado para todos os que desejam aprender mais sobre a importância do veganismo e os caminhos para abraçar a causa de maneira saudável.

Dentro da programação, além de diversas palestras e rodas de diálogo com especialistas da área, como, por exemplo, Diego Guedes, médico infectologista e professor da UFPE que falará sobre doenças infecciosas e saúde pública; a terapeuta Maju Barbosa, que abordará o veganismo na infância e a transição planetária; e o esclarecimento de mitos e verdades sobre alimentação e suplementação vegana, com Andressa Volpe (PR), nutricionista, especialista em nutrição clínica e nutrição esportiva funcional, e Silvana Portugal (MG), nutricionista, especialista em nutrição clínica e fitoterapia funcional; o público ainda poderá receber informações e demonstrações culinárias. Nelas, os participantes irão aprender a preparar muitos dos alimentos que serão comercializados na tradicional feira vegana, uma das maiores atrações do evento.

Nesta edição, a feira contará com mais de 30 produtores locais – o que dá aos visitantes uma demonstração da enorme variedade da alimentação vegana, indo das mais naturais até as opções mais convencionais (com e sem glúten) –. Na feira, por exemplo, será possível conferir alimentos como feijoada, moqueca, bobó de grão de bico, vatapá, quiches, coxinhas, petiscos, sorvetes, tortas, pavês, hambúrguer, hot dog, queijos, comida árabe e etc. A ideia é mostrar com isso que a alimentação vegana não se restringe apenas a saladas e soja. Há uma riqueza de cardápio que poucas pessoas conhecem.

Além das comidas, a feira ainda traz produtos, como roupas, sapatos, cosméticos e peças de artesanato sem elementos animais na composição.

Juju Vegan. Foto Lana Pinho

Juju Vegan. Foto Lana Pinho

De acordo com Rogério Alves, do Sobrado423, idealizador e coordenador do festival, o objetivo é tornar o evento itinerante e mensal, criando assim uma rotina vegana na vida da cidade, fomentando esse setor do comércio e levando informações para as pessoas. “Recife hoje está entre as cinco maiores capitais veganas do Brasil. O comércio vegano está aumentando muito – já houve aumento nas opções veganas nos cardápios dos bares, lanchonetes e restaurantes, também cresceu o número de delivers associados às entregas feitas por bicicletas e as vendas de comidas veganas em festas e shows… Ainda temos muito a crescer, mas já estamos conquistando nossa fatia do bolo, por isso a importância da disseminação da informação”, explica Rogério, ressaltando que o festival é uma grande oportunidade para desfazer mitos sobre o veganismo e, claro, confraternizar com o público em geral.

 O Festival Vegano do Recife conta com apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira / Recife (SVB / Recife), Faculdade Santa Helena, Verbo Assessoria de Comunicação, Cia Brincantes de Circo PE e do blog Só Come Soja e patrocínio do Açaí da Ilha, Allazziz Culinária Árabe, Frutteto – Cozinha Artesanal Natural, Juju Vegan, Pizzalize – Social Pizza, Vegan’n’Roll . , VeganU e Vegaria Empório Vegano.

As inscrições serão feitas no local, gratuitamente.

Programação de palestras

Sábado, 10 de dezembro

11h30 | Prebióticos, Probióticos e Posbióticos, uma guerra contra o mal

DJALMA MARQUES – PhD em Medicina Preventiva pela Universidade de Barcelona (Espanha)

14h30 | Comer animais: Doenças infecciosas e saúde pública

DIEGO GUEDES – Médico infectologista; Professor da UFPE

15h30 | Veganismo na infância

BARBARA BASTOS – Coordenadora da SVB Recife, professora da UFPE

17h30 | As novas crianças, o Veganismo e a Transição Planetária

MAJU BARBOSA – Terapeuta

Domingo, 11 de dezembro

11h30 – Roda com os Movimentos ativistas locais

14h30 – Mercado Vegano – A gente não quer só comida

Adriano Pontes – Designer e Consultor e Rodrigo Predosa- Empresário

15h30 | Veganismo interseccional

DHUZATI Coletiva Antiespecista Artesanal e convidados

17h30 | Mitos e verdades sobre alimentação e suplementação vegana

Andressa Volpe (PR) -  Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva Funcional

Silvana Portugal (MG) – Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia Funcional

Serviço – 2º Festival Vegano do Recife

Data: 10 e 11 dezembro

Horário: Das 11h às 19h

Local: Faculdade Santa Helena (Av. Caxangá, 990, Madalena, Recife-PE

Entrada franca

Fanpage: www.facebook.com/festivalveganodorecife/

Contato | Rogerio Alves (81) 9999.04571
Email sobrado423@gmail.com