Saracotia lança novo CD no Teatro Santa Isabel

Saracotia. Foto Willian Paiva e Mauro Ribeiro (1)

Saracotia. Foto Willian Paiva e Mauro Ribeiro

Neste sábado (22), o grupo instrumental Saracotia, formado desde 2008, lança na capital pernambucana o segundo álbum da banda, “A Vista do Ponto”. A estreia será marcada por um  concerto gratuito, às 20h, no Teatro Santa Isabel, com ingressos distribuídos uma hora antes do evento. No novo disco, o grupo conta faixa por faixa a história de um sertanejo, com seus altos e baixos, que vem tentar a vida na capital. Os acontecimentos do enredo são registrados através de diferentes ritmos e sons, uma característica já ligada ao grupo, que transita com familiaridade do jazz ao forró, da valsa ao frevo, do choro ao pop

Formado pelos músicos Rafael Marques, no bandolim de dez cordas, Rodrigo Samico, no violão de sete cordas, e Marcio Silva, na bateria, a ideia do grupo no novo disco foi abrir margem para novas experimentações musicais, sem perder a estética habitual. Tanto no álbum como no concerto, cada faixa reflete um momento da história, que pode ser identificado através dos diferentes ritmos utilizados. A primeira música, por exemplo, fala sobre a saída da personagem fictícia do Sertão, momento de alegria e esperança representado pelo forró, tão presente no interior. “A história ainda passa por situações como o início de um romance, a tensão e a desilusão trazidas por um assalto e até a volta do cidadão para a cidade natal, um momento triste ou feliz dependendo do ponto de vista. Daí o nome do projeto, ‘A Vista do Ponto’. Assim como na vida real, o enredo toma conotações diferentes de acordo com a interpretação de quem ouve”, explica Rodrigo Samico, que também é professor do Conservatório Pernambucano de Música.

Saracotia. Foto Willian Paiva e Mauro Ribeiro

Saracotia. Foto Willian Paiva e Mauro Ribeiro

Durante o concerto, para não quebrar a linearidade da história, as músicas serão intercaladas por sonoplastias e projeções que remetem ao momento representado. “Isso ajuda a criar um ambiente imaginário, traduz sensações e estados emocionais. Será como ouvir a trilha sonora de um filme, sem ver o filme. Queremos que todos embarquem na história”, diz Marcio Silva. Assim, eles evitam a interação oral com o público para manter o encantamento produzido pelas músicas.

Além de composições dos integrantes, “A Vista do Ponto” ainda conta com partituras de Clóvis Pereira, grande nome da cena local que cedeu a música “Clovinho no Frevo”, do pianista de jazz Marco Diniz e do paulista Johann Brehmer. O disco, que tem direção musical assinada por Rogério Samico e produção de Naara Santos, ainda traz três grandes convidados: Júlio César, que participa da música de abertura do álbum, “Forrobozó”, tocando sanfona; Vitor Araújo, que entra no piano durante a música “Pra Você”; e Martins, que toca rabeca na canção de encerramento do CD. Alguns deles, inclusive, participarão do lançamento no Santa Isabel.

Para tornar o espetáculo ainda mais estimulante, a banda já disponibilizou todas as faixas do disco para download no site oficial da banda (http://www.saracotia.com.br/). A ideia é que o público possa escutar e se familiarizar com os sons. De acordo com Rafael Marques, isso é importante para dar as pessoas uma dimensão mais exata da proposta do grupo, que não se enquadra exclusivamente na seriedade característica da música instrumental, mas que também não pode ser considerado pop. “Nossa música mescla vários segmentos, o que acaba de tornando bastante interessante para o público, que gosta de ser surpreendido”, revela..

Saracotia. Foto Willian Paiva e Mauro Ribeiro

Saracotia. Foto Willian Paiva e Mauro Ribeiro

O processo de criação do disco, segundo a banda, foi acontecendo de forma natural, o que contribui bastante com a fluidez da ideia. Depois das composições e arranjos definidos, três dias foram suficientes para gravar as faixas em estúdio. Entre as influências artísticas dos músicos, mestres como Jacob do Bandolim, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Maestro Duda e Charlie Parker.

Antes da estreia no Recife, o grupo, que acaba de regressar de uma turnê internacional que passou por países como Portugal, França, Colômbia e Argentina, se apresenta em São Paulo através do Sesc. Na agenda, shows nos dias 19, no Sesc Vila Mariana, 20, em Rio Preto, e 21, em Ribeirão Preto.


Serviço – Concerto de lançamento do CD “A Vista do Ponto”

Onde: Teatro Santa Isabel (Praça da República, s/n – Santo Antônio, Recife)
Quando: 22 de agosto
Horário: 20h
Entradas: Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 19h
Informações: (81) 3355-3323

Ficha técnica – espetáculo

Músicos: Márcio Silva / Rafael Marques / Rodrigo Samico
Direção artística, musical e desenho sonoro: Rogério Samico
Convidados: Julio Cesar, Martins e  Inaê Silva
Poesia: Gleison Nascimento
Técnico de som: Junior Evangelista
Técnico de luz (execução): Roberto Riegert
Concepção de luz e vídeo-cenografia: Mary Gatis  e Roberto Riegert
Roadie: Junior chapa
Projeto gráfico: William Paiva
Fotos: Beto Figueroa e Valesca Cavalcanti
Assistente de produção: Pollyana Ramalho
Produção geral: Naara Santos
Ficha técnica – CD
Produção musical: Rogério Samico
Produtor fonográfico: Rogério Samico
Arranjos: Saracotia
Edição e desenhos sonoros: Rogério Samico
Gravado e Mixado no Estúdio Carranca (Junior Evangelista,
Bruno Lins e Jorge Manero)
Masterização: Mauricio Gargel (SP)
Projeto Gráfico e Fotografia: William Paiva
Produção executiva: Naara Santos
Administração: Silvia Melo

 

Contatos para a imprensa:

Lula Portela: 81. 99976.6847 – 3031.3351 / lula@verbo.com.br

Anninha Cavalcanti: 81. 98884.9097 / verbo@verbo.com.br