Recrutamento seguro em tempos de pandemia

Startup cria solução digital para entrevistas de funcionários

Patrick Gouy , CEO da RECRUT.AI

Patrick Gouy , CEO da RECRUT.AI

Em tempos de pandemia e isolamento social, muitas empresas tiveram que adaptar seus processos e não parar as atividades. Nesse desenvolvimento de soluções adaptadas, um dos pontos mais complicados ainda é definir um processo eficiente de recrutamento e seleção. Especializada em inteligência artificial e no match entre vagas e candidatos, a startup RECRUT.AI acelerou o lançamento de um app para que as empresas possam fazer entrevistas rápidas e assíncronas de forma prática e segura para os envolvidos, usando apenas internet, celular e a câmera frontal do aparelho.

No processo, o recrutador manda as perguntas por textos curtos e os candidatos respondem em vídeos de até cinco minutos, com três possibilidades de regravação. A ideia é manter o dinamismo e otimizar o tempo de quem vê e quem responde. Multinacionais e empresas de pequeno e médio porte já começam a usar a plataforma.

Para ter acesso ao app ENTREVIST.AI, as empresas interessadas precisam fazer uma assinatura. Os pacotes são definidos pela quantidade de entrevistas necessárias mensalmente por cada cliente. Para os candidatos, não há qualquer tipo de custo. Eles recebem, por e-mail ou SMS, um código que abre apenas no aplicativo que estará disponível para Android e IOS em julho. Ao ler o QR Code, caso o usuário não tenha o app instalado, será direcionado para a página de download. Se já tiver com a instalação concluída, a entrevista é imediatamente aberta.

No ENTREVIST.AI ainda é possível verificar se todas as respostas foram enviadas corretamente ou se houve falha no upload. Também é possível acessar as últimas entrevistas. Medidas que evitam falhas de comunicação.

“Esse é o processo seletivo do futuro e nós o aceleramos para que, mesmo durante a pandemia, as empresas, dos mais diversos portes, não precisem parar e continuem contratando, porém fazendo o recrutamento com qualidade e mantendo a segurança dos funcionários e entrevistados”, explica Patrick Gouy, CEO da RECRUT.AI.

Karol Branco, COO da RECRUT.AI

Karol Branco, COO da RECRUT.AI

Utilizando algoritmos próprios de inteligência artificial, em menos de um ano a startup saiu de zero para mais de 50 clientes e vem crescendo a uma taxa de 25% ao mês, tendo casos de sucesso com gigantes como Unilever, Mondelez e Amanco Wavin. Neste primeiro ano, a startup ajudou na contratação de quase mil profissionais para os mais variados cargos em empresas de diversos portes.

“Vale ressaltar ainda que a plataforma, por conta da inteligência artificial, garante ainda uma redução no grau de incertezas e incompatibilidades, o que aumenta consideravelmente o sucesso na seleção de novos funcionários”, diz Karol Branco, COO da RECRUT.AI.  “Além disso, usamos a tecnologia para deixar o processo mais humano e justo dando feedback para 100% dos candidatos”, completa.

De acordo com os fundadores da startup, o ENTREVIST.AI é uma tecnologia que pode ser usada por qualquer empresa, de qualquer tamanho e para uma variedade enorme de vagas, indo desde cargos operacionais até os mais táticos e gerenciais.

Clientes - Uma das maiores empresas do país no segmento de tubos e conexões hidráulicas, a Amanco Wavin, que faz parte do grupo mexicano Mechichem, é uma das corporações que estão utilizando as ferramentas da RECRUT.AI.  “Trabalhamos com a startup há alguns meses e temos tido ótimos resultados no aspecto de agilidade, assertividade, diversidade e ótima adequação do fit comportamental dos recrutados”, diz a diretora de RH da Amanco, Ana Winckler.

As próximas contratações da empresa, que tem um quadro de colaboradores de 2.100 pessoas,  já deverão ser feitas usando o app ENTREVIST.AI. “Esse é o caminho, o mais seguro diante deste cenário em que vivemos”. De acordo com ela, o uso de ferramentas com inteligência artificial chega a agilizar um processo de seleção de 45 para dez dias, além de ser mais democrático e humano. Ela exemplifica. “O papel aceita tudo. Nem sempre o que você lê num currículo é tão acurado. Recentemente, selecionamos três profissionais incríveis com idades acima dos 50 anos. No processo tradicional, em muitas empresas, o fator idade poderia eliminá-los já no começo”.

Outro fator positivo, de acordo com ela é que, por meio do aplicativo, mesmo os candidatos que não são aprovados no momento da seleção, recebem um feedback integral, o que demonstra o respeito da empresa com todos eles.

https://recrut.ai/