Oficina de teatro para público da terceira idade

Os professores Manoel Constantino, Leonardo Bouças e  Rose Quirino.jpg

Os professores Manoel Constantino, Leonardo Bouças e Rose Quirino. Foto Roberto Soares

A CAIXA Cultural Recife apresenta o projeto A Busca do Ator, uma oficina de iniciação ao teatro para maiores de 60 anos. Coordenado pelo ator, diretor, produtor e dramaturgo Manoel Constantino,o curso compreenderá lições de introdução ao teatro, história, improvisação e uso do corpo e da voz. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 16 de setembro pelo email cia.omoios.teatro@gmail.com. São 30 vagas e as aulas acontecem de 27 de setembro a 2 de dezembro, todas as terças e sextas, das 14h às 17h, na Caixa Cultural Recife. Além de Manoel Constantino, ministram a oficina os professores de teatro Rose Quirinno e Leonardo Bouças.

A ideia da oficina para a terceira idade surgiu com a constatação que a população idosa no Brasil cresceu bastante nos últimos anos. Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020 a terceira idade poderá alcançar a marca de 25 milhões de pessoas. “É necessário que todos tenham acesso a um envelhecimento saudável. Por esse motivo que uma atividade física, lúdica e criativa como o teatro, é muito importante para que os idosos tenham uma boa condição física e mental, até para a realização de atividades simples da vida diária”, explica Manoel, ressaltando que durante a aprendizagem artística, muitos idosos saem de processos depressivos com a ajuda do texto, do autor e dos personagens.

Manoel Constantino, Rose Quirino e Leonardo Bouças.jpg

Manoel Constantino, Rose Quirino e Leonardo Bouças. Foto Roberto Soares

A oficina A Busca do Ator na Terceira Idade é indicada para o desenvolvimento da autoestima e espontaneidade, desenvolvendo a comunicação e apresentação pessoal através de exercícios de integração com jogos teatrais e de interpretação. Para o coordenador, são muitos os benefícios da ação teatral. “Fazer teatro é um sonho de muitas pessoas. Na oficina buscaremos resgatar histórias, depoimentos e memórias dos participantes. Pedaços de vida, fragmentos para a composição de algo novo, coletivo, único”, Destaca. O objetivo do projeto é levar os participantes a conhecerem mais sobre teatro por meio de jogos teatrais, a fim de criarem cenas e, se possível, peças coletivas. “Queremos auxiliar, por meio do teatro, o processo de inserção dos idosos no ambiente artístico, levar os participantes a falarem de si e de seu mundo, de suas histórias de vida”.

A turma ainda contará com um cuidador capacitado em enfermagem de plantão para aferir a pressão dos alunos antes e depois dos exercícios e dar dicas de saúde e bem-estar. Os participantes também receberão cuidados especiais relacionados à alimentação, com lanches regulares e saudáveis. A ideia é proporcionar segurança, conforto e saúde para os alunos, construindo um novo modelo de “velhice”, desassociado de doenças e alienação.

O jogo teatral será o eixo do trabalho, aguçando a inteligência e a imaginação do jogador, desconstruindo a ideia de que apenas alguns eleitos são capazes de produzir obras de arte. “Todos são capazes de criar. Derrubar os muros dos próprios preconceitos é o desafio, a meta a ser alcançada”, finaliza Constantino.Para encerrar em grande estilo, no último dia da oficina será realizado uma apresentação especial com todos os participantes.

Pré-requisito para participação:depois do e-mail enviado o interessado receberá um questionário a ser preenchido e, na sequência, será chamado para avaliação com um cuidador. Depois os selecionados – por ordem de inscrição e tendo passado nas etapas anteriores – terão a participação confirmada.

 

Programa do curso:

Módulo I – História da Arte

Módulo II – improvisação

Módulo III – Interpretação/Corpo/Voz/Jogos Dramáticos

Módulo IV – Alongamentos e exercícios para pessoas acima dos 60 anos.

 

 

Serviço – A Busca do Ator na Terceira Idade

Inscrições: através do email cia.omoios.teatro@gmail.com - 29 de agosto a 16 de setembro de 2016.

Aulas: de 27 de setembro a 2 de dezembro, todas as terças e sextas

Horário: 14h às 17h

Local: Caixa Cultural do Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505 – Recife, PE)

Vagas: 30 vagas

 

A apresentação final no dia 2 de dezembro

 

 

Contatos:

Manoel Constantino (Professor de Teatro)

(81) 99112-2173

Rose Quirinno (Professora Teatro Improvisacional)

(81) 99853-4390

Leonardo Bouças (Professor História do Teatro)

(81) 99641-7754

 

 

Assessoria de Imprensa

Lula Portela

81. 3031.3351 – 999976.6847 / lula@verbo.com.br

Anninha Cavalcanti

81. 98884.9097 / verbo@verbo.com.br