Gravatá é a nova casa do maior festival de jazz de PE

Confira fotos dos artistas! Clique aqui

Saiba mais sobre as atrações! Clique aqui

Os melhores festivais de jazz já realizados em Pernambuco têm uma nova casa. Durante o Carnaval 2016, de 6 a 9 de fevereiro, acontece em Gravatá, município localizado a 84 quilômetros do Recife, o Gravatá Jazz Festival, evento que reúne a expertise fruto da experiência adquirida pela realização do Garanhuns Jazz Festival (2008-2015). Como não poderia deixar de ser, o novo festival já nasce com uma programação muito mais arrojada do que seus antecessores e com o objetivo de se tornar a principal opção off-carnavalesca do Estado e uma das mais atrativas do Brasil.

A estrutura do Gravatá Jazz Festival 2016, além de um inédito Mardi Gras (carnaval de rua inspirado na tradição do ritmo de Nova Orleans), concertos em igrejas, jamsessions, exibições de filmes, recreação infantil, circuito gastronômico, workshops e feiras, conta uma seleção de atrações locais, nacionais e internacionais de destaque. O evento é financiado com recursos da iniciativa privada, através da Brasil Kirin – Devassa, e só foi possível sua realização com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (secretário Felipe Carreras) e da Prefeitura de Gravatá, (interventor coronel Mário Cavalcanti).

A curadoria é assinada pelo experiente produtor e baterista Giovanni Papaléo, líder da Uptown Band e responsável por colocar Pernambuco no mapa do circuito de blues e jazz nacional e internacional. O evento tem coprodução da Mono Produções e Editora Fliporto.

Atrações de tirar o fôlego

Entre os principais nomes figuram artistas de grande quilate da música brasileira, como Jards Macalé, Victor Biglione, Wanda Sá, Roberto Menescal e Toni Tornado; figuras de referência da música pop nacional, como Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas) e Rodrigo Santos e Gutto Goffi (Barão Vermelho), em um emocionante tributo ao repertório blues de Cazuza; além, é claro, de músicos que fazem o jazz e o blues do País atravessar as fronteiras, como Jefferson Gonçalves (Blues Etc.), Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Igor Prado, Vasco Faé e Derico (Programa do Jô).

As principais atrações internacionais ficam por conta do trompetista nova-iorquino Mark Rapp, da cantora de blues inglesa Bex Marshall, da cantora de blues e soul africana Koko Jean Davis e do organista austríaco Raphael Wressnig.

Pernambuco também está muito bem representado no Gravatá Jazz Festival 2016, com as apresentações da Uptown Band, da veterana Contrabanda, dos virtuosos guitarristas Luciano Magno (que tem como convidado Roberto Menescal, um dos criadores da bossa nova, e Sabrina Parlatore) e Wallace Seixas (que recebe o trompetista Buiú, do grupo Cidade Negra), da banda revelação de rockabilly Allycats, do grupo Mr. Trio e do Dom Angelo Jazz Combo, que, após uma temporada em Portugal, está de volta ao Estado para apresentar seu novo disco, gravado na Europa, e divide o palco com Mark Rapp. Ainda do Nordeste, vem do Ceará (outro polo de referência de jazz e blues da região) o guitarrista Artur Menezes, que tem como convidado o homem-banda Vasco Faé.

Como aconteceu nas últimas edições, o festival continua valorizando os os artistas locais. De Gravatá, são atrações Maurício Meneses, Guitasan Duo, Trimúrti e Hito Pereira. Da cidade de Garanhuns, foram convidadas a Street Jazz Band, comandando o Mardi Gras, Valvulados e ainda a participação especial de Herick Faustino.

Conceito contemporâneo

O Gravatá Jazz Festival 2016 se insere no circuito do gênero como um produto cultural que existe em diversas partes do mundo e tem em sua programação diversos estilos musicais, como jazz, blues, outros tipos de música instrumental, erudita, cultura popular de raiz e bossa nova, porém, que normalmente tem como título sintetizado festival de jazz. “A proposta é oferecer música de qualidade de diferentes ritmos, para todos os gostos, dando oportunidade para que até mesmo quem não curte o Carnaval possa se divertir durante o período”, explica o curador Giovanni Papaleo.

A vocação do município

A escolha pelo município de Gravatá, um dos principais destinos turísticos de Pernambuco, está alinhada com o objetivo de desenvolvimento de sua região. Uma das principais características dos festivais de jazz é agregar valores e apresentar resultados positivos nas áreas de turismo, lazer, economia, geração de emprego, marketing, cultura e responsabilidade social.

“Gravatá é uma cidade que se destaca também pelo seu potencial turístico e cultural. A vinda do Jazz Festival para o município é um marco, que consolida Gravatá como um dos melhores destinos carnavalescos de Pernambuco. Ressalto o estímulo à nossa produção gastronômica e o aquecimento da nossa rede hoteleira. Trata-se de um evento contemporâneo, uma referência mundial, que também está privilegiando os talentos gravataenses como Hito Pereira, Maurício Meneses, Guitasan Duo e Trimúrti. Eu quero aqui fazer um convite ao povo de Gravatá e aos que passarão o Carnaval na cidade, que prestigiem o festival e brinquem com paz e alegria”, pontua Mário Cavalcanti, interventor do município.

Conhecida por seus casarios, grande rede hoteleira, gastronomia diversificada, lojas de móveis e artesanato, Gravatá deve atingir a ocupação total dos leitos durante os dias do festival. O aumento considerável do número de turistas na cidade reflete também na geração de empregos temporários diretos e indiretos durante o evento.

E, para garantir a segurança e o conforto de todo o público, durante o período é montado um esquema especial de policiamento.

“O Festival de Jazz já se tornou parte do calendário turístico e cultural de Pernambuco. É um evento de grande porte e que consegue reunir as pessoas que preferem descansar a participar do Carnaval. Mas tem muita gente que vai brincar no Recife, em Olinda ou em qualquer outro polo e vai dar uma passada para ver as atrações do Festival”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

 

As novidades

mardi grasA realização do Mardi Gras segue a tradição da cidade de Nova Orleans (EUA), o berço do jazz, e compreende um desfile puxado por uma banda tocando o centenário dixieland. Na versão pernambucana, uma banda alterna o gênero tradicional americano com marchinhas e frevos clássicos.

O Jazz na Igreja leva a música instrumental para os templos de Gravatá durante as tardes do festival. Já o Jazz Cinema exibe filmes clássicos do gênero.

Na grade dos tradicionais workshops gratuitos com os músicos participantes do festival, estão previstas oficinas de gaita, guitarra e saxofone, entre outros instrumentos.

O público infantil também está contemplado e conta com o Jazz Kids, que promove durante o dia recreações com base musical para a criançada.

E as apresentações informais, mais conhecidas como Jam Sessions, garantem a interação entre os músicos participantes do evento.

Para garantir o conforto do público, o Gravatá Jazz Festival estimula o uso de bikes durante o evento e disponibiliza um estacionamento especial para ciclistas e motociclistas.

No Circuito Gastronômico, os hotéis da cidade oferecem opções de pratos baseados na culinária creole de Nova Orleans juntamente com pocket-shows de jazz e blues.

Serviço

Gravatá Jazz Festival

De 6 a 9 de fevereiro, em Gravatá (PE)

Acesso gratuito

Locais: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e no Parque da Cidade.

http://www.gravatajazz.com.br/

Como chegar

Vindo do Recife

Através da Rodovia Federal BR-232 (Estrada duplicada).

Distância: 85 KM

Vindo do Interior do Estado de Pernambuco

Através da BR-232 (Estrada duplicada a partir do Município de São Caetano).

Onde Ficar

Lista com hotéis e pousadas

http://www.prefeituradegravata.pe.gov.br/v4/hoteis-e-pousadas-2/

PROGRAMAÇÃO

 
SÁBADO 6/02 – NOITE (A PARTIR DAS 20H)
RODRIGO SANTOS (BARÃO VERMELHO) E BANDA + CONVIDADO ESPECIAL GUTO GOFFI
WANDA SÁ
WALLACE SEIXAS TRIO E BUIU
JARDS MACALÉ E VICTOR BIGLIONE
 
DOMINGO 07/02 – TARDE (A PARTIR DAS 15H)
GUITSAN DUO
CARO WATSON
DOMINGO 07/02 – NOITE (A PARTIR DAS 20H)
TICO STA CRUZ E RENATO ROCHA (DO DETONAUTAS) COM JEFFERSON GONÇALVES
KOKO JEAN DAVIS
IGOR PRADO BAND E RAPHAEL WRESSNIG
TONY TORNADO E LAB 75
 
SEGUNDA 08/02 – TARDE (A PARTIR DAS 15H)
MAURICIO MENEZES
TRIMÚRT
 
SEGUNDA 08/02 – NOITE (A PARTIR DAS 20H)
LUCIANO MAGNO CONVIDA ROBERTO MENESCAL E SABRINA PARLATORE
CONTRABANDA
ALLYCATS
MR TRIO
 
TERÇA 09/02 – TARDE (A PARTIR DAS 15H)
VALVULADOS
VASCO FAÉ
CAROL RIBEIRO
 
TERÇA   09/02 – NOITE (A PARTIR DAS 20H)
MARDI GRAS
DERICO/FLAVIO GUIMARÃES/UPTOWN BLUES BAND
ARTUR MENEZES ,CONVIDADO VASCO FAÉ
 DOM ÂNGELO JAZZ COMBO E MARK RAPP
BEX MARSHAL

 

Informações para IMPRENSA:

Sobre Curadoria e produção do evento:

Lula Portela 81 9.9976 6847

Marcos Toledo 81 9.88821985

Anninha Cavalcanti 81 9.88849097

VERBO Assessoria de Comunicação

Avenida Visconde de Suassuna, 923, salas 411/412, Boa Vista. Recife-PE. CEP: 50050-540

Telefones: (81) 3031.3351 /

verbo@verbo.com.br

Fotos, release geral e release específico de cada artista no site www.verbo.com.br

 

Sobre Gravatá e produção do evento:

Arthur Cunha –Secretário de Governo, Comunicação e Imprensa

arthurcunha82@gmail.com

81 9801-1885

Sobre Turismo em Pernambuco:

André Albuquerque – Assessor de Comunicação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco
seturpe.imprensa@gmail.come 81 3182.8397