GJF encerra 7ª edição com noite inesquecível

Edu Arduney. Crédito - Divulgação (1)O quarto e último dia do Garanhuns Jazz Festival 2014 promete entrar para a história como um dos melhores momentos do festival, deixando o público e os artistas com gostinho de quero mais. A programação do evento começa às 10h30, com as oficinas musicais para os inscritos. Nesta terça-feira (4), é a vez do curso de gaita para adultos com Jefferson Gonçalves e do curso de guitarra, para públicos de todas as idades, com Naná Maram. As oficinas acontecem no Parque Ruber Van der Linden, onde está montado o palco Pau Pombo.

A programação de shows começa à tarde. No último dia, o festival apresenta ao público o som de Pedro Black, guitarrista revelação da cena instrumental de Pernambuco e vencedor do Concurso Cultural de bandas promovido pelo GJF. Ele se apresenta, a partir das 15h, no palco Pau Pombo, ao lado do trompetista de jazz nova-iorquino Mark Rapp. Jam sessions animam o público após o show.

 

Já no palco Ronildo Maia Leite, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, o festival será encerrado pelo duo Salimanga, formado pelo guitarrista BC e pelo saxofonista Paulo Rogério, músicos que também integram a banda “Móveis Colonais de Acaju” e que mesclam ritmos brasileiros, como samba, choro e baião, com cadências latinas e com o jazz. Eles convidam o músico Beto do Bandolim para, juntos, executarem clássicos do chorinho nacional e frevos tradicionais de Pernambuco. O show contará com a ilustre participação  do  Maestro Israel de França, que é o Primeiro Violinista da Orquestra da Cidade de Granada, Espanha. Para completar o time, Herick Faustino, mestre de percussão do Projeto Batuque de Garanhuns.

 

Mud Morganfield. Crédito - Gustavo PenteadoEm seguida, Mud Morganfield, filho de Muddy Waters, Rei do Blues, mostra ao público como se faz o verdadeiro blues tradicional de Chicago. Morganfield é considerado atualmente como um dos mais ilustres cantores de blues do mundo e ainda integra, entre outros projetos, o cast do musical da Broadway “Ghost of the Blues”. Ele vem ao festival fazer uma homenagem ao pai, acompanhado pelos velhos companheiros da Uptown e por Marcelo Naves, sem falar na participação especialíssima de um dos principais guitarristas de blues de Pernambuco, o garanhuense Claudio Lins.

E os amantes do som eletrizantes das guitarras podem comemorar. Nesta mesma noite ainda acontece o Guitar Night, um dos principais shows do festival que reúne grandes guitarristas de vários gêneros e lugares. Este ano o show conta com a participação de Edu Ardanuy, um conceituado  guitarrista paulista e membro da banda Doctor SIN; Joanatan Richards, atuante guitarrista de blues de Caruaru; o norte-americano Greg Wilson, que é  cantor e guitarrista da banda Blues Etílicos; Otávio Rocha, que também atua como guitarrista no Blues Etílicos e é um dos maiores mestres do “slide guitar”; Fred Andrade, um dos mais destacados representantes da música instrumental de Pernambuco; Artur Menezes, que é considerado o principal  guitarrista de blues do Ceará, apesar de atualmente estar radicado em São Paulo; Igor Albuquerque, jovem revelação da guitarra jazz fusion de Garanhuns; e Karl Dixon, que  vem diretamente de New York para participar do festival como convidado de honra. O cantor é membro do renomado grupo  gospel “Harlem Jubilees Singers”. Thomaz Lera e Daniel Diniz, guitarristas membros da Uptown Band, também participam do show das guitarras. Pedro Black, o vencedor do Concurso Cultural de bandas do GJF, volta a fazer uma performance especial na última noite do evento.

E para encerrar o festival com um show inesquecível, o GJF traz ao palco o cantor George Israel, que é membro do Kid Abelha e um dos principais representantes do rock nacional. Ele convoca o seu filho, Leo Israel, para junto com o guitarrista Victor Biglione realizar um show em homenagem ao rock nacional, com influências do jazz, fusion e blues.

Para saber mais sobre o festival, acesse : http://www.garanhunsjazz.com.br/edicao2014/

Salimanga.  Crédito -  Renato Rojas

 

Programação do dia:
Palco Pau Pombo (Parque Ruber Van der Liden) – Shows das 15h às 17h30

 

Terça-feira, 4 de março

*Pedro Black (vencedor do Concurso Cultural do GJF), part. especial de Mark Rapp (USA)

Obs.: Após os shows da programação oficial  do palco Pau Pombo, o festival realizará Jam sessions.

 

Palco Ronildo Maia Leite (Praça Cultural Mestre Dominguinhos) – Shows a partir das 20h30

Terça-feira, 4 de março

1. Salimanga (DF) com Beto do Bandolim (PE). Part. especial do Maestro Israel de França (PE) e Herick Faustino (PE)

2. Mud Morganfield (USA)  com UpTown Band (PE) e Marcelo Naves(SP). Part. especial de Claudio Lins (PE)

3. Guitar Night com Edu Ardanuy (SP), Joanatan Richards (PE), Greg Wilson (EUA), Otavio Rocha (RJ), Fred Andrade (PE), Artur Menezes (CE), Igor Albuquerque (PE) e part. especial de Karl Dixon, Thomaz Lera (SP) e Daniel Diniz (PE)

4. George Israel (RJ), Victor Biglione (ARG) e Leo Israel (RJ)

 

Oficinas musicais –Palco Pau Pombo, Parque Ruber Van der Liden

Inscrições: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, em Garanhuns, ou através do e-mail oficinasgaranhunsjazz@gmail.com.

 

Terça – 4 de março

(10h30 até 12h) – Oficina de gaita com Jefferson Gonçalves. (Para adultos).

(10h30 até 12h) – Oficina de guitarra com Naná Maram. (Todas as idades).

 

Entrada gratuita