A exposição “Brasília Através dos Tempos”, que homenageia a construção e evolução urbana, social e cultural da Capital Federal, ganha nesta quinta-feira (21), às 17h, um registro documental dos painéis expostos, todos assinados pelo artista plástico Terciano Torres, nacionalmente conhecido por retratar centros históricos de cidades brasileiras em gravuras de grandes formatos, semelhantes a quadrinhos. O catálogo será lançado no Museu Correios de Brasília, onde a mostra está em cartaz e vem batendo recorde de público, principalmente pelo apelo lúdico das obras. A ideia, segundo os organizadores, é tornar permanente o encantamento e o conhecimento produzidos pela exposição.
Nas páginas do livreto, que conta com textos bilíngues (português e inglês), as informações passam por desde os traços feitos por Lucio Costa, vencedor do concurso do Plano Piloto para a nova capital, até o reconhecimento da cidade como modelo de estética modernista. O trabalho também aborda os rumos da mobilidade e o conflito dos usos e ocupação das cidades.
Para tornar ainda mais aflorado o sentimento de reconhecimento e, consequentemente, de pertencimento dos moradores em relação a Brasília, o catálogo ainda traz imagens de todos os 26 painéis que compõem a exposição. Eles, que registram importantes passagens da história da Capital Federal, como, por exemplo, a primeira missa realizada oficialmente em Brasília, são acompanhados por textos explicativos, que detalham a importância das cenas registradas. “O catálogo é um grande aliado do ensino de arquitetura e história da cidade é uma verdadeira viagem no tempo”, diz o artista.
Entre as 40 páginas também é possível conhecer melhor o trabalho de Terciano Torres, que nasceu em Recife, Pernambuco, mas que passou a infância inteira em São Luís, no Maranhão. A experiência, de acordo com ele, foi fundamental para o desenvolvimento do seu apreço pelos patrimônios históricos e arquitetônicos do país. Com anos de experiência, o artista, que tem formação em arquitetura, já contabiliza exposições sobre sua obra realizadas em São Paulo, Maranhão, Pernambuco e agora na Capital Federal.
O momento solene da programação de lançamento do catálogo, nesta quinta-feira, é a entrega dos livretos aos gestores das bibliotecas públicas de Brasília e cidades satélites. Com o apoio da Coordenação de Políticas do Livro e da Literatura do GDF, todas as bibliotecas públicas vão receber dois volumes para disponibilizar à pesquisa estudantil e acesso livre da população. Além da entrega dos catálogos, o artista Terciano Torres vai estar presente desenhando com o público presente.
A exposição “Brasília Através dos Tempos” fica em cartaz até o dia 7 de junho. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 19h, durante a semana, e das 12h às 18h aos sábados, domingos e feriados. A classificação é livre e o acesso é gratuito. Além dos 26 painéis já citados, a mostra ainda conta com um enorme mapa (60m²) aplicado ao chão. “Queremos que as pessoas sintam o tom lúdico do trabalho. Isso possibilita uma maior interação do público e novas descobertas dos espaços urbanos”, afirma Terciano.
Com patrocínio dos Correios e do Governo Federal, curadoria de Roberto Ghione e realização da VPRG Arquitetos (Vera Pires e Roberto Ghione Arquitetos Associados), a exposição “Brasília Através dos Tempos” tem produção executiva assinada por Tactiana Braga, da B52 Cultural, e Laurindo Pontes, da Atenarte.
Serviço – Lançamento do catálago “Brasília Através dos Tempos”
Local: Museu Correios – SCS quadra 4, 256 – Asa Sul, Brasília – DF, 70304-915
Quando: Quinta-feira, 21 de maio
Horário: 17h
Informações: (61) 3213-5076
Entrada Franca
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Correios e Governo Federal
Informações para Imprensa:
Lula Portela
81- 9976.6847
81- 3031.3351