Exposição de gravuras homenageia Brasília

Brasília Através dos Tempos

Brasília Através dos Tempos

O artista com formação em arquitetura Terciano Torres, conhecido por retratar centros históricos de cidades brasileiras em gravuras de grandes formatos, semelhantes a quadrinhos, faz uma homenagem a Brasília. Assim, ele leva ao Museu Correios uma exposição inteiramente dedicada ao trabalho de construção da Capital Federal, revelando a evolução urbana e o desenvolvimento sociocultural da cidade através de gravuras. O principal objetivo da exposição, intitulada “Brasília Através dos Tempos”, é oferecer ao público a possibilidade de compreender como a cidade foi erguida, desde o Cerrado até os dias atuais. A mostra será inaugurada nesta quinta-feira, dia 9 de abril, e fica em cartaz até 6 de junho.

Apresentando de forma lúdica a história da cidade, o que inclui os principais movimentos culturais e políticos e o desenvolvimento cultural da população, a exposição de gravuras tem curadoria de Roberto Ghione e é uma realização da VPRG Arquitetos (Vera Pires e Roberto Ghione Arquitetos Associados). A produção executiva é assinada pelos produtores Tactiana Braga, da B52 Cultural, e Laurindo Pontes, da Atenarte.

A coletânea reúne 26 painéis colorizados e em P&B, que apresentam evolutivamente a construção da cidade no contexto do seu tempo, revelando temas em voga nas épocas retratadas e destacando acontecimentos importantes para a história, como a primeira missa rezada em solo por Juscelino Kubitschek. O projeto ainda conta com um mapa gigante em formato de tapete, com 60m², aplicado no chão. “A ideia é que os visitantes possam se localizar nele, quer seja andando com os dedos, deitados ou à distância. Ele expõe em detalhes todo o universo geográfico, paisagístico, histórico e humano de Brasília e ainda cumpre a função lúdica de “minimizar” a cidade para se ter a noção dela como um todo”, explica Terciano Torres.

Antes de levar o trabalho a Brasília, os produtores realizaram o “Recife Cartum Postal”, projeto nos mesmos moldes do atual e realizado para abertura do Centro Cultural Correios no Recife e que foi um grande sucesso de público. Com forte apelo infantil, a exposição ainda contará com o apoio de monitores capacitados para receber alunos da rede pública e privada de ensino. “A experiência no Recife foi fundamental para estruturar o formato do grande mapa em Brasília, pois as crianças que iam com a escola retornavam com os pais para “brincar de andar na cidade do sul ao norte, do leste ao oeste”, diz Terciano.

Brasília Através dos Tempos

Brasília Através dos Tempos

Durante os dois meses de exposição, a mostra deve receber mais de oito mil visitantes, com ênfase no público infantil. “Nosso principal objetivo é propor uma reflexão sobre  a arquitetura dos patrimônios edificados como espaço humano e urbano de Brasília. Queremos aproximar e estimular a valorização dos espaços públicos, com afetividade e sensação de pertencimento”, conclui Terciano Torres, curador da exposição. A visitação vai de terça a domingo, das 10h às 19h, durante a semana, e das 12h às 18h aos sábados, domingos e feriados. A classificação é livre e o acesso é gratuito.

“Brasília Através dos Tempos” conta com patrocínio dos Correios e do Governo Federal.

A Abertura da exposição reserva ao público um momento especial para aprofundar assuntos do interesse de toda a população, através do debate dos temas emergentes, com grandes especialistas em urbanismo e arquitetura. O Debate “Brasília e os desafios das cidades brasileiras” vai acontecer no Auditório do Museu dos Correios, dia 09 de Abril de 2015, às 18h.

 

 

DEBATEDORES:

 

Gilson Paranhos

Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal -  CODHAB
Haroldo Pinheiro

Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU-BR
Tony Malheiros

Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal - CAU-DF
Mateus Seco

Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/DF - IAB-DF

 

Coordenador e Mediador:

Roberto Ghione - arquiteto e escritor e curador da exposição

 

Mais sobre o artista

Com uma vasta experiência, o artista Terciano Torres é maranhense e formado em arquitetura, já contabilizando exposições sobre sua obra realizadas em São Paulo, Maranhão e Pernambuco. Nas suas gravuras, Terciano usa a técnica da macrografia. Com uma pena fina retrata as cidades com detalhes e em grande formato, permitindo uma interação lúdica entre o público e o conteúdo de escala gigantesca. Recentemente, a presidente Dilma Rousseff o incubiu da tarefa de criar um grande painel com representações da contribuição cultural da Alemanha no Brasil para dar de presente ao governo alemão.

Terciano ainda é formado em Design, estudou artes e fundou sua própria escola artística, voltada para o uso da técnica secular da axiometria e cartuns arquitetônicos detalhados. O artista continua viajando o Brasil para documentar a evolução das capitais brasileiras. Seu primeiro projeto foi a retratação da capital maranhense, São Luís. O trabalho rendeu um acervo de mais de 2000 gravuras feitas a bico de pena. Seus últimos projetos foram “São Paulo, Pátio do Colégio – um história ilustrada a pico de pena”, livro lançado em comemoração aos 450 anos da cidade, pela Editora Globo, e “O Bairro do Recife a bico de pena”, lançado nos 470 anos da capital pernambucana

Serviço

Exposição “Brasília Através dos Tempos”

Abertura: Quinta-feira, 9 de abril, às 18h
Visitação: De 9 de abril a 6 de junho
Horário: De terça a sexta, das 10h às 19h, e sábados, domingos e feriados das 12h às 18h
Local: Museu Correios – SCS quadra 4, 256 – Asa Sul, Brasília – DF, 70304-915
Informações: (61) 3213-5076
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Entrada Franca
Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Correios e Governo Federal

 

 

Contatos para a impresa

Lula Portela – 81. 9976.6847 / 3031.3351

Anninha Cavalcanti- 81. 8884.9097 / 3031.3351