Obra de Marianne Peretti é tema de evento em Brasília

Vitral da Capela Jaburu, em Brasília. Foto - Breno Laprovitera

Vitral da Capela Jaburu, em Brasília. Foto – Breno Laprovitera

 

A Caixa Cultural Brasília recebe, nesta quarta-feira (21), a partir das 10h, o evento “Marianne Peretti – 60 anos de arte”, que traz os destaques das seis décadas de trabalho da artista plástica franco-brasileira que ganhou projeção com suas esculturas e, especialmente, com os vitrais modernistas que realizou no Brasil. Marianne foi a única mulher a integrar a comitiva de artistas que acompanharam o arquiteto Oscar Niemayer na construção da Capital Federal. Além da presença de Peretti, a programação do evento inclui exibição de filme sobre a artista, tour virtual e aula magna com a prof.ª Sônia Marques, PhD em arquitetura e presidente do DOCOMOMO Brasil. A entrada é gratuita. São parceiros nesta iniciativa a Bancorbrás, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF), BLAS Comedorias, Sindicato dos Guias de Turismo do DF (SINDGTUR), Secretaria de Turismo do DP (SETUR), Governo da França, Governo do Estado de Pernambuco, DOCOMOMO e CAIXA.

Com produção assinada por Tactiana Braga, da B52 Cultural, e Laurindo Pontes, da Atenarte, esta iniciativa faz parte de um projeto maior, denominado “Documento Marianne Peretti”, que objetiva registrar as importantes contribuições da artista para a arte e arquitetura moderna. “Através de livro, documentário e exposição, vamos homenagear e eternizar o trabalho e a genialidade da artista”, diz Tactiana. Durante a próxima semana, de 19 a 22 de maio, a artista permanece em Brasília para gravar o documentário ARTE ARQUITETURA, parte integrante do projeto e que vai exibir as obras monumentais que estão em Brasília. O documentário conta com a parceria da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de PE (FUNDARPE) E TV Câmara.

Mariane Peretti. Foto - Breno Laprovitera

Mariane Peretti. Foto – Breno Laprovitera

O conjunto de obras que fazem parte da paisagem de Brasília é de grande valor para a arte vitral do século XX, já reconhecido pelo Centre André Chastel, de Paris. Marianne possui vitrais e paineis de vidro transparente em construções icônicas de Brasília, como a Câmera dos Deputados, o Senado Federal, o Palácio do Jaburú, o Superior Tribunal da Justiça e o Memorial Juscelino Kubitschek. É dela ainda a grande escultura de bronze do Teatro Nacional de Brasília e o vitral e escultura na fachada lateral do Panteão da Pátria e da Liberdade. Suas obras estão em perfeita harmonia com a arquitetura de Oscar Niemeyer e integradas a projetos de outros arquitetos em vários estados do Brasil e países da Europa, como a Itália e França, onde está seu primeiro vitral, feito para a Câmara Sindical de Eletricidade, no Boulevard Voltaire, em Paris.

Durante o evento desta quarta-feira (21), a programação começa com a exibição do curta-metragem Vitrais (1999, 15 minutos, filmado em 35 mm), que traz Peretti como principal personagem e apresenta ao público todo o processo de criação e fabricação de vitrais da artista. O filme é assinado por Cecília Araújo, conta com trilha sonora de Otto e Pupilo, roteiro de Claudio Assis e fotografia de Jane Malaquias. Em seguida, o público poderá conferir o tour virtual “O legado de Marianne Peretti em Brasília”, que passeará por todas as monumentais contribuições artísticas da franco-brasileira que fazem parte do imaginário da Capital Federal.

O Pássaro, exposto no  Teatro Nacional e assinado por Peretti. Foto -  Breno Laprovitera

O Pássaro, exposto no Teatro Nacional e assinado por Peretti. Foto – Breno Laprovitera

Logo após, a arquiteta Sônia Marques continua com a aula magna “Marianne Peretti – Integração da arte à arquitetura”, abordando todos os aspectos da obra da artista. No evento, ainda serão distribuídas senhas – de acordo com a capacidade de assentos do Teatro da Caixa, 409 lugares – que darão acesso ao sorteio de uma obra de Marianne. Podem concorrer ao prêmio os guias de turismo, mediadores de espaços culturais, receptivos, estudantes de arquitetura e arquitetos que apresentarem documento de comprovação funcional.

Apesar de francesa, Peretti mora no Brasil desde 1958 e atualmente reside em Olinda/PE. Recentemente, a artista foi tema de uma belíssima exposição na capital pernambucana, Recife, que realizou uma retrospectiva do legado artístico de Marianne. Nela, os seus vitrais foram retratados por grandes paineis fotográficos.

 

Principais Obras

Vitrais da Catedral de Brasília

Vitral do Panteão da Pátria

Vitrais do Palácio do Jaburú

Vitrais do Superior Tribunal de Justiça

Vitral na Câmara dos Deputados

Vitral no Memorial JK

Escultura na Praça do Havre, França

Mural do Museu do Carnaval (Rio de Janeiro)

Vitrais para a capela do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF/5ª) (Recife)

Vitrais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)

Escultura em bronze, no hall de entrada da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, do TCE-PE

Vitral do Memorial da Cabanagem, Belém-PA

Vitral do Memorial JK. Foto -  Breno Laprovitera

Vitral do Memorial JK. Foto – Breno Laprovitera

 

Serviço - “Marianne Peretti – 60 anos de arte”

 

Local: Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 – Lotes 3/4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa)

Abertura: 21 de maio, às 10h

Entrada: Gratuita

Informações: (61) 3206.9448 / 3206.6456

Assessoria de imprensa: (81) 9976.6847

 

Para saber mais sobre a obra e a vida de Marianne Peretti, acesse

1º bloco: http://globotv.globo.com/rede-globo/espaco-pe/v/1o-bloco-assista-ao-espaco-pernambuco-com-a-artista-plastica-marianne-peretti/3306806/

2º bloco: http://globotv.globo.com/rede-globo/espaco-pe/v/2o-bloco-assista-ao-espaco-pernambuco-com-a-artista-plastica-marianne-peretti/3306814/

 

 
Mais fotos, no endereço: http://verbo.com.br/site/galeria-de-fotos-marianne-peretti/