Garanhuns realização 4º Viva Dominguinhos

Atração por atração – informações (Clique aqui)

HabilitadosCom a tarefa de abrir os festejos juninos do Nordeste, o município de Garanhuns inicia nesta quinta-feira (20) a programação musical da 4ª edição do Viva Dominguinhos, um evento que reverencia a história do forró de raiz e a forte ligação do músico Dominguinhos com sua cidade natal (Garanhuns). Com mais de 25 shows gratuitos na grade, a festa começa pontualmente às 20h, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, com o pernambucano Mourinha do Forró, que iniciou aos 13 anos a carreira como músico e até hoje tem como inspiração a obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Logo em seguida sobem ao palco a cantora Nádia Maia, já consagrada no cenário artístico do Nordeste e interprete de hits do forró como “Se tu Quiser”, “Foi Bom te Amar”e “Que Saudade de Você”; e Targino Gondim, sanfoneiro, cantor, compositor e cocriador do Festival internacional da Sanfona. Para o show, a dupla promete animar o público com sucessos escritos por Godim, entre eles “Pra se Aninhar” e “Esperando na Janela”, além de clássicos como “Eu só quero um xodó”, que o músico tocou com Dominguinhos em várias ocasiões.

A cantora e compositora garanhuense Andréa Amorim, com 17 anos de carreira e sete Cds independentes na bagagem, é a próxima a se apresentar, dando um ar mais pop ao evento. Durante o show, ela apresenta o seu novo projeto, feito em parceria com o músico Ton Pimentel, do Loucos Nordestinos. O resultado é uma mistura inusitada de ritmos, o que deve agradar o público.

Cezzinha

Cezzinha

Logo em seguida é a vez de Cezzinha, cantor, compositor e sanfoneiro, subir ao palco, ele, que foi apadrinhado musicalmente aos 14 anos por Dominguinhos promete um show dançante do início ao fim, recheado do autêntico forró de raiz. O cantor, compositor, instrumentista e produtor cultural Dorgival Dantas, conhecido popularmente como “O Poeta”, fecha a noite com suas poesias em forma de música. Entre os hits, sucessos como “Coração”, “Apaixonado por você”, “Colo de Menina”, “Menino Bicho”, “Você Endoideceu meu Coração”, entre outros.

Já consolidado no calendário cultural do Nordeste, a expectativa é que mais de 110 mil pessoas passem pela cidade durante os dias de evento, superando o público do ano passado. E a festa não para. Amanhã, sexta-feira (21), tem início a programação do palco “Canta Dominguinhos”, montado no Espaço Colunata, com shows das 10h às 18h. À noite, no palco principal do evento, se apresentam Gennaro, Os Nonatos, Alcymar Monteiro e a banda Fulô de Mandacaru.

Muito forró de raiz no segundo dia de shows  – Na sexta-feira (21), a programação musical da 4ª edição do festival Viva Dominguinhos começa cedo. Às 10h, o público poderá conferir as apresentações diurnas do palco “Canta Dominguinhos”, montado no Espaço Colunata. Nele, até as 18h, o público se diverte dançando muito forró pé-de-serra com Valdir Marino, Os Coroas do Forró, Forró do Xeeh, Orquestra Sanfônica, Quero Xote, Juliano do Acordeon, Verônica, Nando Azevedo e Amanda Back.

Fulô de Mandacaru. Divulgação

Fulô de Mandacaru. Divulgação

À noite, a festa será comandada pelas atrações do palco principal do evento. Gennaro, um genial sanfoneiro que ficou à frente do Trio Nordestino por 11 anos, substituindo o Mestre Lindú e mantendo a banda nas paradas de sucesso, é o primeiro a se apresentar. Em seguida o público poderá conferir todo o talento da dupla de repentistas Os Nonatos, formada por Nonato Neto, da Paraíba, e Nonato Costa, do Ceará. A dupla, inclusive, é considerada atualmente uma das melhores do repente brasileiro, tendo canções interpretadas – como “Coração de Pedra”, “Difícil Demais” e “Coração Turista” – por mais de 35 bandas de forró, entre elas, Mastruz com Leite, Wesley Safadão, Aviões do Forró, Caviar com Rapadura, Forró do Muído, Saia Rodada e Cavaleiros do Forró.

Alcymar Monteiro, cantor e compositor de forró e frevo, considerado um dos grandes intérpretes da música nordestina, mais especificamente do forró tradicional, sobe ao palco logo em seguida cantando clássicos como “Ela Nem Olhou pra Mim” e “Ponta de Faca”. Com mais de três décadas de carreira e profundas pesquisas sobre os ritmos nordestinos, Alcymar já gravou duetos com grandes nomes da música, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Elba Ramalho. Para encerrar a segunda noite do festival, o Viva Dominguinhos escalou a banda Fulô de Mandacaru, vencedora do programa SuperStar (Globo) e uma das defensoras e propulsoras da música nordestina no Brasil. No repertório, “Só o Mie”, “Fulô de Mandacaru Chegou”, “Tem Nada Não”, entre outras.

Última noite é bastante aguardada pelo público -  No terceiro e último dia do Viva Dominguinhos 2017, Garanhuns, localizada a cerca de 230 km de distância da capital pernambucana e também conhecida como a “Cidade das Flores”, volta a ser invadida pelo forró tradicional, ritmo que já faz parte da identidade cultural do município, berço do Mestre Dominguinhos. Para começar com o pé direito a programação noturna, às 20h, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, o arrasta-pé tem início com a cantora garanhuense Kiara Ribeiro. Para o Viva Dominguinhos, a artista preparou um show especial, montado para homenagear a rica trajetória de Dominguinhos. A apresentação, definida pela cantora como apaixonada e original, terá no repertório clássicos da música sertaneja, passando pela moda de viola e indo até o forró tradicional feito com maestria pelo mestre.

Falamansa. Divulgação

Falamansa. Divulgação

O projeto Cantoria Agreste – formado pelos músicos Gennaro, ex-integrante do Trio Nordestino; João Netto, que participava da banda de Dominguinhos; Marcelo Melo, fundador do Quinteto Violado; e Sérgio Andrade, fundador da Banda de Pau e Corda, todos, a seu modo, profundamente influenciados pela obra do músico – se apresenta em seguida. No show, eles se reúnem para agradecer e reverenciar o legado deixado por Dominguinhos. O cantor Flávio José é o próximo a subir ao palco. Ele promete animar o público e colocar todos para dançar ao som de consagradas composições, como “Cabloco Sonhador”, “Tareco e Mariola” e “Caia por Cima de Mim”.

Fechando a última – e uma das mais aguardadas – noite do evento, a banda Falamansa, formada em 1998 e tendo como receita para o sucesso o carisma e a alegria do forró jovem, sem desprezar as raízes do ritmo, sobe ao palco. A ideia é não deixar ninguém parado até a noite virar! Para isso, a banda aposta em clássicos do ano 2000, como “Rindo à Toa” e “Xote dos Milagres”, além de músicas do mais recente álbum da banda, Lá da Alma, lançado em 2016.

Antes dos shows noturnos o público se diverte no polo “Canta Dominguinhos”, montado no Espaço Colunata. Lá, a partir das 10h, se apresentam os músicos Ivan Maceió; Mateus Cordeiro e Deivinho; Rogério e Os Cabras; Michelly dos Anjos; Forró Pesado de Garanhuns; Banda Seu Januário; André Macambira; Andrezza Formiga e Roberto Cruz. No palco diurno a festa segue até as 18h.

O festival é uma iniciativa do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, que pretende com esta edição consolidar totalmente o evento no calendário cultural do Nordeste, além de cumprir com louvor a tarefa de abrir os festejos juninos de Pernambuco. Neste ano, mais de 110 mil pessoas devem passar pela cidade durante os três dias de evento, superando o público do ano passado.

Para o festival, o município preparou um esquema de segurança reforçado, contando com parcerias entre a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).A Secretaria de Saúde do município também disponibilizará uma ambulância com motorista e um técnico de enfermagem para dar o suporte necessário em casos de emergência no local do evento.

Sobre os benefícios econômicos, as expectativas são ótimas. As previsões apontam para a superação dos números em relação ao ano passado, quando, de acordo com a Secretaria de Turismo, a taxa de ocupação na rede hoteleira do município ficou em 95%; a movimentação de alimentos e bebidas ficou em 70% e o artesanato registrou aumento de vendas em torno de 50%.

“Estamos muito felizes com a realização do festival e com os benefícios gerados por ele. Temos certeza de que tudo o que é investido no Viva Dominguinhos volta ao município como incremento em cultural e na economia de bares, restaurantes e hotéis” afirma o prefeito Izaías Régis.

 

 

Programação

 

Praça Cultural Mestre Dominguinhos – Shows a partir das 20h

Quinta-feira, 20 de abril

Mourinha do Forró

Nádia Maia e Targino Gondim

Andréa Amorim

Cezzinha

Dorgival Dantas

 

Sexta-feira, 21 de abril

Genaro

Os Nonatos

Alcymar Monteiro

Fulô de Mandacaru

 

Sábado, 22 de abril

Kiara Ribeiro

Cantoria Agreste – que reúne Genaro, João Netto, Marcelo Melo e Sérgio Andrade

Flávio José

Falamansa

 

Palco “Canta Dominguinhos” (montado no Espaço Colunata) – Shows das 10h às 18h

Sexta-feira (21)

Valdir Marino

Os Coroas do Forró

Forró do Xeeh

Orquestra Sanfônica

Quero Xote

Juliano do Acordeon

Verônica

Nando Azevedo

Amanda Back

 

Sábado (22)

Ivan Maceió

Mateus Cordeiro e Deivinho

Rogério e Os Cabras

Michelly dos Anjos

Forró Pesado de Garanhuns

Banda Seu Januário

André Macambira

Andrezza Formiga

Roberto Cruz

 

Galeria de fotos