Curta na Serra promove sessão especial de cinema ao ar livre em Bezerros

Canudos em minha pele

Canudos em minha pele

Neste sábado (22), a 3ª edição da mostra de cinema Curta na Serra, promove, às 19h, na Vila de Serra Negra, uma sessão gratuita de cinema ao ar livre na zona rural de Bezerros, aberta ao público em geral. A ideia da ação é democratizar o acesso ao cinema em municípios do interior, difundindo a cultura audiovisual para um público que ainda se encontra, em sua maioria, fora das salas de cinema. Na ocasião, serão exibidos um álbum visual e nove curtas-metragens nacionais, selecionados entre as 35 obras que fazem parte desta edição da mostra.

Com produção do cantor, ator e bailarino Ciel Santos, que, inclusive, será responsável pela apresentação do evento na Vila de Serra Negra, a sessão exibe o álbum visual “Enraizado”, gravado em Serra Negra, que contém influências da trajetória pessoal do artista natural de Bezerros: da sua relação com a cultura popular à sua androginia. O espetáculo, com 11:57 min, mistura música, dança, teatralidade e cultura popular, e está disponível no Youtube: https://youtu.be/I2D0362yETk.

Entre os curtas-metragens exibidos na noite de sábado: “Pega-se Facção”, de Thaís Braga; “Canudos em Minha Pele”, de Rosa Amorim; “O Balido Interno”, de Eder Deó; “Bloco do Isolamento”, de Daniel Barros; “Neo Sertão Capítulo II: Profecia”, de Pally Siqueira e Camilla Lapa; e “5 Estrelas”, de Fernando Sanches.

CABOCOLINO

CABOCOLINO

Além dos filmes citados, a mostra ainda exibe os curtas “Sulanca” e “A Bodega do Veio”, em tributo à vida e obra da cineasta Kátia Mesel, uma das homenageadas da edição. Também será exibido o curta “Cabocolino”, de João Marcelo, que destaca a importância de filmes com recursos de acessibilidade comunicacional e faz parte da Mostra VerOuvindo, projeto de Liliana Tavares.

O III Curta na Serra, que realiza sua primeira edição em formato híbrido, tem produção executiva assinada pelo cineasta Marlom Meirelles e curadoria feita por Vitor Búrigo. Logo após a sessão de cinema ao ar livre, o evento inicia, na segunda-feira (24), a mostra em si, com a exibição de 35 curtas-metragens nacionais, de forma online e gratuita para o público, através do site www.curtanaserra.com.br.

Também integram a programação do Curta na Serra a roda de diálogos “Interiorização e audiovisual pós-pandemia”, que irá reunir realizadores de mostras e festivais de cinema para falar sobre como esses eventos sobreviveram durante a pandemia e quais são as expectativas para o futuro; uma visita ao MUCA – Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga, em Gravatá; e ainda uma atividade de caráter ambiental: um mutirão de limpeza voluntária no Parque Ecológico da Serra Negra.

Marlom Meirelles no II Curta na Serra. Foto Juarez Ventura

Marlom Meirelles no II Curta na Serra. Foto Juarez Ventura

O Curta na Serra é uma realização da produtora Eixo Audiovisual, com apoio da Prefeitura de Bezerros, incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Também são parceiros do evento o CNA, a TV Pernambuco, Centro de Artesanato de Pernambuco – Unidade Bezerros, Festival Ver Ouvindo, Revista Jurema, Laurentur, MUCA, Bodega de Véio, Pousada Serra Negra, Pousada das Artes e Restaurante Mirante Serra Negra.

Saiba mais: www.curtanaserra.com.br | @curtanaserra