Saúde e fundamentos do vegetarianismo são temas do Vegfest

Tai Chi Chuan. Vegfest 2015. Foto - Juliana Urquisa

Tai Chi Chuan. Vegfest 2015. Foto – Juliana Urquisa

A edição 2015 do Vegfest, o maior congresso vegetariano da América Latina que acontece até este sábado (26), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), traz em seu terceiro dia de realização uma grande variedade de palestras, com personalidades nacionais e internacionais adeptas e promotoras do vegetarianismo, prática alimentar que conquista cada vez mais admiradores no mundo inteiro. Ainda dentro da programação, que acontece das 9h às 18h30, oficinas de demonstração culinária, cursos de capacitação e feira vegana.

As palestras acontecem simultaneamente em quatro auditórios diferentes com temas que atingem inúmeras bandeiras defendidas pelos adeptos do vegetarianismo. Entre os palestrantes do terceiro dia, Marly Winckler, socióloga e presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), falando sobre os fundamentos do vegetarianismo. Na mesma linha de introdução aos conceitos e história da prática alimentar, o engenheiro eletrônico e jornalista Marco Clivati falará sobre a Revista dos Vegetarianos, criada por ele em 2006, atualmente com tiragem mensal de 40 mil exemplares, e que já é referência entre os vegetarianos e pessoas que buscam uma alimentação saudável. A ideia da palestra é contar nove anos de história da publicação e do vegetarianismo em 30 minutos.

1. Vegfest 2015. Foto - Juliana Urquisa

Vegfest 2015. Foto – Juliana Urquisa

Na linha de ações voltadas para a defesa dos direitos dos animais, o Vegfest apresenta o Doutor em direito Daniel Braga, com ênfase em Ética Ambiental e Animal, com ampla experiência na área.  Ele, que também atua como professor de Direito Ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é diretor do Instituto Abolicionista Pelos Animais (IAA) e durante sua palestra fará uma “Análise das propostas de alteração do estatuto jurídico dos animais”. Braga ainda assina o livro “Direitos dos Animais: Fundamentação e Novas Perspectivas”. Seguindo a pauta de defesa animal, no mesmo dia haverá uma palestra de Feliciano Filho, vegetariano que fundou, em 2001, a União Protetora dos Animais (UPA), permanecendo à frente da entidade até 2009, além de ser autor da Lei Feliciano (Lei Estadual nº. 12.916/08), que proíbe a matança indiscriminada de cães e gatos nos canis municipais. Feliciano falará sobre a atuação parlamentar na defesa dos animais.

Seguindo a programação, temas como a conscientização alimentar através da meditação, com Alexandre Lopes, e as relações entre sustentabilidade e consumo, com Daniel Kirjner, Bárbara Bastos e Tiago Barreto. Nas oficinas de demonstração culinária, chefs como Diogo Venâncio, ensinando um risoto de baião de dois, Daniel Biron, falando sobre queijos veganos e a química na cozinha vegetal, e Nathália Soares, do Chubby Vegan, ensinando um pavê de maracujá.

Para encerrar a programação do dia, das 17h às 18h30, Eric Slywitch, Antônio Claudio Duarte e Ana Ceregatti se reúnem para ministrar uma plenária sobre saúde. O encontro acontece no auditório CCS.

A feira de produtos veganos funciona durante todo o dia, das 09h às 19h, e é aberta ao público.

As inscrições para o evento poderão ser feitas presencialmente durante o congresso. Há opções de entrada para toda a programação e para palestras específicas. Sábado, último dia do Vegfest, a programação será aberta ao público. O evento é uma promoção da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que conta com grupos em vários estados do País, e da Unión Vegetariana Latino-americana (UVLA). Para mais informações, acesse: www.vegfest.com.br.

 

Serviço – Vegfest Brasil

 

Quando: Até 26 de setembro

Onde: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Horário: Palestras durante todo o dia

Informações: www.vegfest.com.br | e-mail: contato@vegfest.com.br