Na última terça-feira, 6 de maio, em um evento particular para imprensa e clientes, os diretores da Inhalt, Rodrigo Vasconcelos e Thiago Porto, lançaram oficialmente o aplicativo móvel Radiola Digital. A ferramenta, que permite aos usuários de smartphones e tablets escolherem as suas músicas preferidas com apenas alguns comandos, chega ao mercado com a promessa de mudar a forma como se ouve música em bares, restaurantes, boates, academias e afins.
O app, inteiramente desenvolvido pela Inhalt, empresa de tecnologia embarcada no Porto Digital, contou com investimento inicial de aproximadamente R$ 250 mil. Com interface intuitiva, a utilização do app é bastante simples. Basta selecionar a estação (estabelecimento cadastrado) para ter acesso à midiateca do local. Depois, é só navegar e escolher as suas músicas preferidas. O pedido é automaticamente solicitado. O Radiola Digital, desenvolvido para rodar nos sistemas operacionais IOS e Android, utilizou, em seu desenvolvimento as linguagens C#, Visual Basic, JavaScript e .Net e é disponibilizado gratuitamente para download através do App Store e Google Play.
Outro aspecto que merece destaque é a impressionante mídia espontânea gerada pelo app, pois cada música ouvida pode se compartilhada nas redes sociais, juntamente com a localização e nome da estação, o que faz com que as pessoas que gostam de música já tenham destino certo nas próximas saídas. O aplicativo vai receber em breve um update com a inclusão de clipes de vídeos e a construção de um painel interativo. “O painel será utilizado nos estabelecimentos que tenham TVs. Nele, vamos exibir o playlist dos pedidos, informações do som que está rolando no momento, playlist do que já tocou, as mais tocadas e um carrossel com imagens dos álbuns que a estação do estabelecimento oferece. Além disso, o estabelecimento poderá utilizar o painel para espaço publicitário”, explica Rodrigo Vasconcelos.
De acordo com os desenvolvedores, a previsão é a de que até o fim do ano mais de cinquenta estações (entre bares, restaurantes, academias…) estejam funcionando no Recife, número que representa aproximadamente 70 mil usuários só em 2014. Um dos estabelecimentos que já aderiram ao app é o Bar Central, conhecido por sua tradicional radiola de ficha. Ao se render à modernidade, André Rosemberg, proprietário do estabelecimento, enumera como uma das vantagens o fim do limite físico de armazenagem. “Antes, eu só podia disponibilizar cerca de 100 álbuns por vez, então ficava revezando os títulos de tempos em tempos. Com a implantação do Radiola Digital posso cadastrar todos os discos que quiser, sem problemas com tamanho ou espaço. Atualmente, já temos mais de 400 álbuns disponíveis no Central”, afirma André.
É importante ressaltar que, apesar de não fornecer as músicas, o app possui total independência de mídia, dessa forma, os estabelecimentos podem adicionar qualquer formato de som, versões exclusivas, músicas de artistas locais, pré-lançamentos e etc. Os artistas ainda podem lançar novos álbuns via Radiola Digital, fazendo com que a música seja disponibilizada em todas as estações cadastradas no sistema. Assim, o app funciona como uma espécie de ponte entre os artistas, as estações e os usuários.
Segundo Rodrigo e Thiago, despois de conquistar a capital pernambucana, a ideia é levar o app para outras capitais do Nordeste – João Pessoa, Maceió, Natal, Fortaleza, Aracaju e Salvador –, em seguida, será a vez do Sudeste. Os estabelecimentos interessados em se cadastrar devem entrar em contato com a Inhalt através do email contato@radioladigital.com.br ou pelo site www.radioladigital.com.br. Entre as principais vantagens, a fidelização do público e a modernização do ambiente.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.