Poesia Sonora de Paulo Bruscky na CAIXA

Poesia Sonora de Paulo Bruscky na CAIXA Cultural Recife. Foto Ana Araujo

Poesia Sonora de Paulo Bruscky
na CAIXA Cultural Recife. Foto Ana Araujo

A CAIXA Cultural Recife apresenta de 1º de dezembro de 2016 a 12 de fevereiro de 2017 a mostra PaLarva – Poesia Visual e Sonora de Paulo Bruscky, uma coletânea de 200 obras que cobrem cinco décadas de produção do artista. O recifense é pioneiro da arte contemporânea no Brasil e conta obras no acervo do MAM-SP e MAC USP, Centre Pompidou (França), Tate Modern (Inglaterra), MoMA (EUA) e Museu d´Art Contemporani de Barcelona (Espanha), entre outros. Ele estará na abertura, que acontece dia 30 de novembro às 19h, com entrada franca. A visitação tem entrada gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos das 10h às 17h.

A exposição é dividida em nichos que apresentam as diversas linhas de experimentação poética do artista: poemas visuais, poemas sonoros, filmes, registros videográficos de performances, documentos, objetos poéticos, livros de artista, arte classificada, documentos e fotos históricas. O visitante terá a oportunidade de imergir no universo poético de Bruscky e até de interagir com ele, que estará presente à galeria em diversos momentos ao longo da temporada na Caixa Cultural, inclusive para lançamento de novas obras.

“A proposta é criar um ambiente visualmente poético e criativo, convidando o visitante a fazer um passeio intelectual e afetivo que possibilite o entendimento da vida, obra e processo criativo de Paulo Bruscky”, explica Germana Pereira, da Tangram Cultural, responsável pela coordenação geral do projeto.

PaLarva é resultado de pesquisas e levantamentos realizados pelo próprio Bruscky, junto com seu filho Yuri, em seu acervo particular. Ainda em família, sua filha Raíza é a responsável pela programação visual da exposição. A coordenação de produção é de Mila Portela.

Na inauguração, haverá sessão de autógrafos de “Obra de arte classificada” (para quem levar os jornais do dia com o “anúncio” criado e publicado por Bruscky), além de performances, cujos resultados ficarão em exibição durante a mostra.

Paulo Bruscky, um artista além do tempo e espaço

Poesia Sonora de Paulo Bruscky na CAIXA Cultural Recife

Poesia Sonora de Paulo Bruscky
na CAIXA Cultural Recife

Desde o final da década de 1960, o artista multimídia Paulo Bruscky (Recife-PE, 1949) desenvolve uma obra ligada aos movimentos de vanguarda tanto no Brasil como no exterior. Paulo Bruscky é hoje um dos maiores artistas conceituais da arte brasileira, reconhecido internacionalmente pela sua ampla produção intermídia que abrange trabalhos com xerox, arte postal, poesia visual, desenho, pintura, colagem e fotografia. Criou ainda inúmeras performances, intervenções urbanas, instalações, xerofilmes e livros de artista.

 A arte de Paulo Bruscky deixa clara sua intenção em comunicar, criar redes e estabelecer vínculos. Em tempos em que a internet não existia, quando a ditadura proibia tudo que parecia moderno, livre e profundo, o pernambucano conseguiu traçar uma carreira profícua, ligada em rede a artistas de diversos países.

 Aos 67 anos, conserva o frescor de sua criação, em peças com teor político que nunca conseguiram ser caladas, que continuam a ser produzidas em escala quase industrial, mas que nunca se repetem.

Bruscky parece enxergar possibilidades em todo e qualquer equipamento, seja um eletrodoméstico, como um liquidificador, uma máquina de xerox e até a própria língua, que transforma em carimbo, como em “Poema Linguístico”.  Em Bruscky, as fronteiras espaciais e materiais são ultrapassadas. Sua arte pode ser colaborativa, inusitada, atordoante, ao mesmo tempo em que está em permanente comunicação com o mundo.

Sua obra figura em coleções como MAM-SP e MAC USP, Centre Pompidou (França), Tate Modern (Inglaterra), MoMA (EUA) e Museu d´Art Contemporani de Barcelona (Espanha) e já participou de dezenas de exposições, a exemplo da Bienal de São Paulo (em quatro edições), a Bienal de Havana, a Bienal do Mercosul, entre outras, e da Trienal Poli/Gráfica de San Juan (Porto Rico).

Além de militante, experimentalista e expoente da Poesia Visual há mais de cinquenta anos, Bruscky é um pesquisador e colecionador contumaz e dono do maior acervo particular de arte contemporânea/multimeios da América Latina, com cerca de 70 mil itens, dos quais,20 mil são produções em Poesia Visual e sonora de sua autoria.

Serviço:

Mostra PaLarva – Poesia Visual e Sonora de Paulo Bruscky

Local: Caixa Cultural Recife

Endereço:Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE

Fone: (81) 3425-1915

Abertura: 30 de novembro de 2016, às 19h, com entrada gratuita

Visitação: 01 de dezembro de 2016 a 12 de fevereiro de 2017.

Horário: De terça a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 17h.

Entrada: gratuita.

Classificação Indicativa: Livre

 

Informações e entrevistas:

Assessoria do projeto: VERBO Assessoria de Comunicação – Fone: (81) 3031.3351

Assessoria de Imprensa CAIXA Cultural:

Juliana Romão (81) 99739-3366 / julyromao@hotmail.com/ Fabrício Barbosa – (81) 99768-1454 – cultura.pe@caixa.gov.br.

#VivaMaisCultura

Acesse www.caixacultural.gov.br

Baixe o aplicativo CAIXA Cultural

Curta facebook.com/CaixaCulturalRecife

Galeria de Imagens