“O Corpo Fala” é a nova exposição de Sérgio Pires

Sérgio Pires. Divulgação

Sérgio Pires. Divulgação

Sérgio Pires, premiado publicitário e diretor de arte, se prepara para novamente revelar ao grande público o seu lado artístico. Isso porque no dia 03 de agosto ele abre sua terceira exposição individual, intitulada “O Corpo Fala”, nome inspirado no livro de Pierre Weil, fundador da Unipaz (Universidade Internacional da Paz). A mostra ficará em cartaz no Centro Cultural Correios até 30 de setembro, com a exibição de 15 obras de acrílico sobre tela. A entrada é gratuita.

Segundo o artista, a ideia da exposição é retratar as expressões corporais através de um estudo profundo e de um olhar artístico. Assim, sentimentos, pensamentos, forças e estados de espírito são capturados em suas telas, com destaque para a dança e o seu objeto de trabalho – o corpo – que invadem os quadros com cores, texturas e traços livres revelando obras que representam a “leveza”, a “liberação”, o “desabrochar”, o “movimento”, o “silêncio”, entre outros estados interiores.

Dentro da programação da mostra, também será realizado um “Papo com o artista”, oportunidade em que o público presente poderá interagir com Sérgio Pires e se aprofundar nos elementos que formam as obras. A expectativa é que mais de 3 mil pessoas visitem a exposição durante a temporada. “O Corpo Fala” também fará parte da programação da Mostra Brasileira de Dança, realizada há 14 anos no Recife. Uma videodança do grupo de dança contemporânea Cia Etc. será exibida diariamente na exposição e, na noite de abertura do evento, este mesmo grupo realizará performances que interagirão com as obras de arte expostas.

“A expressão corporal foi e ainda é objeto de estudo de diversas áreas da arte e da ciência. A psicologia, por exemplo, já aprofundou muito o tema com diversas abordagens, desde a necessidade de identificar o que realmente há por trás de um olhar, um gesto, um sorriso, um movimento do corpo e etc, até as questões relativas à somatização de sintomas que o corpo revela a partir de estados interiores do indivíduo. Na arte, busco revelar e fazer valer essas linguagens corporais, desde suas manifestações figurativas até as mais abstratas pensando o corpo como o templo onde a Vida se manifesta em vários níveis”, explica o artista.

Reprodução - O Corpo Fala do artista Sérgio Pires

Reprodução – O Corpo Fala do artista Sérgio Pires

Sérgio, que sempre foi um apaixonado pela fotografia e pela pintura, há anos vem estudando e desenvolvendo suas aptidões artísticas, como autodidata, em seu atelier, localizado em Camaragibe, o Aldeia Criativa. Entre seus trabalhos artísticos, ensaios fotográficos sobre vários temas, alguns, inclusive, resultaram em exposições fotográficas, como Mercearias (1998), Favela V8 (2001), Eastwest California (2002), Monumentos Jurídicos (2003) e Do Olhar à Palavra (2009). Na pintura, realizou a exposição Leitura Visual (2005), em parceria com Karla Mello. Em 2016, ano em que voltou a se dedicar às artes plásticas, promoveu sua primeira exposição individual, “O Verbo”, seguida pela mostra “Natureza Última”.

Mais sobre o artista – Formato em publicidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio passou uma temporada em Nova York estudando na School of Visual Arts. Como publicitário recebeu diversos prêmios na área de comunicação, entre eles, o de Principais Profissionais do Ano, da Rede Globo; Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito e Grand Prix, no Colunista Norte-Nordeste.

 

Serviço – O Corpo Fala

Onde: Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife)

Abertura: 03 de agosto

Horário: 19h

Visitação: Até 30 de setembro

Informações: 81 3225.5100

Classificação livre

Entrada gratuita