Já consolidado no calendário anual como um dos maiores eventos natalinos do Norte e Nordeste, a Magia do Natal, de Garanhuns, tem movimentado bastante a economia local. Nos fins de semana, principalmente, milhares de turistas são atraídos ao município, gerando lotação máxima nos hotéis e pousadas da cidade. A movimentação ainda favorece diretamente outros setores da economia, como o artesanato, a gastronomia e até o segmento de vestuário. A expectativa é que até o fim da festa, cerca de 800 mil visitantes tenham passado pela cidade, injetando mais de R$ 35 milhões na economia. Os números superam os registrados em 2016, quando foram 600 mil turistas e uma movimentação econômica de R$ 20 milhões.
A rede hoteleira de Garanhuns, que possui mais de 2.500 leitos entre os meios de hospedagens cadastrados na Secretaria de Turismo e Cultura, está registrando altos índices de ocupação. Segundo os integrantes do trade turístico da cidade, o maior fluxo de pessoas até o momento aconteceu durante os dias 8 e 9 de dezembro, quando a Magia do Natal promoveu shows gratuitos com a cantora Joanna e o grupo The Fevers.
“A movimentação beneficia, inclusive, as cidades vizinhas, já que com a lotação máxima da nossa rede hoteleira, muitos turistas se hospedam em municípios próximos para aproveitar a festa. Também é comum que estiquem a estadia e conheçam outras cidades, como a capital, Recife. Um grande impulsionamento nesta época de crise”, diz o prefeito Izaías Régis.
Com variadas opções de bares, restaurante e lanchonetes, a rede gastronômica de Garanhuns também se destaca quando o assunto é resultado positivo no faturamento. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o movimento nos estabelecimentos chega a aumentar 122% durantes os fins de semana. Com isso, os benefícios econômicos atingem diretamente desde o microempresário até grandes comércios, gerando renda e novas vagas de emprego.
Fatores de sucesso – A programação extensa, descentralizada e gratuita é apontada pelos turistas como um dos principais atrativos da festa. A decoração, que começa no pórtico de entrada e se espalha pelas ruas e praças da cidade, também não fica atrás entre os motivos que levam o público a procurar Garanhuns – município também conhecido como a Cidade das Flores – nesta época do ano. Consciente disso, a cidade, na quinta edição do evento, se esforça para transformar todo o município numa vila natalina, chamando a atenção do público brasileiro e até estrangeiro.
A Magia do Natal segue com programação cultural e artística até o dia 31 de dezembro, mas a decoração, feita inteiramente por artesãos locais, permanece em exibição até 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis.