Goiana recebe 1º encontro do Círculo de Leituras

Estreia neste sábado (29), o Círculo de Leituras, projeto que traz como proposta aproximar autores e leitores colocando-os frente a frente para conversas francas e informais sobre livros e a paixão de ler. O primeiro encontro desta edição acontece no município de Goiana, com as mesas: “A voz que canta a existência”, dirigida pelos escritores Raimundo Carrero e Geraldo Maia, e “A voz feminina na literatura contemporânea”, com Renata Pimentel e Clarice Freire.

O encontro, com patrocínio do Governo do Estado através do Funcultura, será realizado no Cineteatro Polytheama, nos turnos da manhã e tarde, com a participação do escritor Manoel Constantino como mediador.  A ideia é que cada um dos autores convidados fale sobre sua obra, sobre o universo que a cerca e sobre a provocação do tema proposto. Para tornar o debate mais dinâmico, a palavra escrita ganha corpo ao vivo durante breves leituras de textos dos autores. Em seguida, a palavra será dada ao público para que possa dar opiniões e fazer perguntas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas  pelo site: www.eventick.com.br/circulo-de-leituras-goiana.

No município, o encontro será encerrado por um recital do grupo Silêncio Interrompido, formado desde 2006 por artistas de Goiana que buscam promover a livre expressão/reflexão das pessoas através de linguagens artísticas, como literatura, música, artes visuais e ainda intervenções públicas.

 

 

Lançamentos de autores locais

Capas - Lançamentos

Capas – Lançamentos

Ao fim do evento, a partir das 17h, o Círculo também promove lançamentos literários de autores locais. Um dos títulos deste primeiro encontro é o livro “Contemporaneidades: vários autores”, que traz histórias de nove escritores – Ademauro Coutinho, André Pina Santos, André Andrade (Panda), Endreson Ribeiro, Enoo Miranda, Geisiara Lima, Philippe Wollney, Wander Shirukaya e Wendell Nascimento – do grupo Silêncio Interrompido que insistem no ofício com o fôlego da criação, vivendo por aí, entre as quebradas da Zona da Mata. A obra conta com ilustrações da série “sentados”, de Rodrigo Rodrigues, uma forma de elogiar a preguiça ou, quem sabe, a concentração e a contemplação.

“Vermelho Alcalino”, obra assinada por Ezter Liu, poetisa e escritora, é o segundo lançamento do encontro. Publicado pela editora Porta Aberta, o livro foi concebido a partir da seleção de alguns dos mais representativos poemas da autora, que também assina livros coletivos como a “Coletânea Novos Poetas Carpinenses” (2005), “Floresta dos Poetas – Uni Versos” (2006), “Vozes – A Crônica Feminina Contemporânea em Pernambuco” (2007), “Cem poetas Sem livros (2009), entre outros. Todos os seus trabalhos podem ser conferidos através do blog:  http://pancadadevento.blogspot.com.br/.

 

 

Mais encontros

Além dessa reunião, o projeto, que tem curadoria assinada pelo jornalista e escritor Marcelo Pereira, ainda realiza mais três encontros em diferentes cidades pernambucanas – Arcoverde (19/09), Caruaru (26/09) e Cabo de Santo Agostinho (3/10) –, cada um com duas palestras e quatro autores convidados. Além dos nomes já citados, participam desta edição Cícero Belmar, Raimundo Moraes, Sidney Rocha, Bruno Liberal, Nivaldo Tenório e Andréa Mota. “O objetivo do Círculo é trazer o autor para perto do leitor, dar voz ao público. Essa troca instiga a criatividade, estimulando quem escreve e quem lê”, explica Marcelo Pereira.

A atividade literária é patrocinada pelo Governo de Pernambuco, através do Funcultura, e conta com realização da AMo Produção e Comunicação. “Dentre os 185 municípios pernambucanos, decidimos escolher quatro cidades para receber o projeto, de maneira descentralizada, atendendo a todas as regiões de desenvolvimento”, explica Andréa Mota, diretora da AMo e integrante do grupo de escritores convidados.

Além de proporcionar o fechamento de um ciclo, já que para a grande maioria dos autores o processo só se conclui quando há um feedback do impacto da obra sobre os interlocutores – os leitores –, outro grande benefício do projeto é fazer circular a produção literária pernambucana, já que a publicação de um livro é apenas uma etapa intermediária da cadeia de leitura, iniciada com o ato de escrever e finalizada com a resposta do público.

Na programação desta edição, que tem como público alvo escritores, educadores e amantes da literatura, ainda haverá em cada cidade uma homenagem a Celina de Holanda, renomada poetisa pernambucana e patronesse da Academia Cabense de Letras, montagem de um varal de poesias e lançamentos de livros de autores pernambucanos. Os interessados em participar dos encontros receberão certificados ao fim do Círculo de Leituras.

 

 

PROGRAMAÇÃO – CÍRCULO DE LEITURAS

 

Goiana: 29 de agosto

Cineteatro Polytheama (Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 249 – Capuava)

 Mesa: A voz que canta a existência

Com Raimundo Carrero e Geraldo Maia, das 8h às 12h

Mesa: A voz feminina na literatura contemporânea

Com Renata Pimentel e Clarice Freire, das 14h às 18H

Lançamentos literários: “Contemporaneidades: vários autores”, assinado por integrantes do grupo Silêncio Interrompido, e “Vermelho Alcalino”, de Ezter Liu

 

Arcoverde: 19 de setembro

SESC Arcoverde (Av. José Bonifácio, 1301 – São Cristóvão)

Mesa: A voz dos retirantes na cidade grande

com Sidney Rocha e Bruno Liberal, das 8h às 12h

Mesa: A voz dos oprimidos

Com Cícero Belmar e Raimundo de Moraes, das 14h às 18H

 

Caruaru: 26 de setembro

Academia Caruaruense de Letras (R. Quinze de Novembro, 215 – Nossa Sra. das Dores)

Mesa: A voz dos retirantes na cidade grande

Com Sidney Rocha e Bruno Liberal, das 8h às 12h

Mesa: A voz feminina na literatura contemporânea

Com Renata Pimentel e Andréa Mota, das 14h às 18H

 

Cabo: 3 de outubro

Escola Antonio Benedito da Rocha/ Cidade Garapu

Mesa: A voz que canta a existência

Com Raimundo Carrero e Nivaldo Tenório, das 8h às 12h

Mesa: A voz dos oprimidos

Com Cícero Belmar e Raimundo de Moraes, das 14h às 18h

 

Mais informações :

https://www.facebook.com/circulodeleituras