Há sete anos comemorando a festa de Momo ao som de muito jazz e blues, o Garanhuns Jazz Festival inicia neste sábado (1º) a sua programação gratuita de shows, que está recheada de atrações locais, nacionais e internacionais. Para começar a festa, o público poderá conferir de perto, a partir das 15h, no palco Pau Pombo (Parque Ruber Van der Liden), todo o talento do Baião de 3. O trio, um dos mais conceituados de Garanhuns, traz em sua estética musical uma mistura incrível de pífanos, sonoridades jazzísticas e tons eruditos. Para fazer companhia à banda, a cantora paraibana Milena Raymer, que traz consigo a promessa de “novo sucesso da música brasileira”, também sobe ao palco, abrilhantando ainda mais a abertura do festival, realizado pela Prefeitura de Garanhuns, sob gestão do prefeito Isaías Régis. Após o show, o público poderá curtir jam sessions – quando artistas sobem ao palco para tocar de forma improvisada, prática bastante comum nos clubes de jazz.
E a festa não para por aí. A partir das 20h30, o palco Ronildo Maia Leite, montado na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, recebe uma série de artistas de peso. O Duo Taufic, formado pelos irmãos Eduardo e Roberto Taufic, é o primeira a se apresentar. Com mais de duas décadas de estrada e com um repertório repleto de clássicos da música brasileira, a dupla une com maestria a sonoridade do violão com o piano. Logo em seguida é a vez da banda catarinense Headcutters, uma das maiores revelação do blues nacional. Verdadeiros representantes da forma mais tradicional de se fazer blues, esta é a primeira vez que o grupo se apresenta no Nordeste.
O tributo a Dominguinhos, o grande homenageado da 7ª edição do festival, começa já nesta primeira noite do festival. Durante um super show, Liv Moraes, filha e herdeira musical do Mestre, se reúne com Josildo Sá, uma das grandes vozes da música pernambucana, com João Neto, um dos melhores guitarristas da região e ex-membro da banda de Dominguinhos, e com o garanhuense Projeto Batuque, um dos principais trabalhos de música percussiva do estado, para fazer a alegria do público. Os artistas ainda contam com a participação especial de Marcos Cabral, um dos mais completos guitarristas de Pernambuco. Durante o show, as músicas do Mestre Dominguinhos ganharão arranjos e sonoridade do jazz e do blues sem, claro, perder sua essência nordestina. O projeto, já apresentado com êxito no Recife Blues & Jazz Festival 2013 e no Jazz Porto 2013, em breve, será registrado também em CD.
Para finalizar a primeira noite do GJF, evento produzido pelo músico Giovanni Papaleo e pela Mono Produções Artísticas, um dos shows mais aguardados do festival: Izzy Gordon, sobrinha de Dolores Duran e uma das mais conceituadas representantes do jazz paulista, sobe ao palco tendo como convidado especial o cantor e compositor Ed Motta. O show, repleto de jazz, soul music e música popular brasileira, tem tudo para ser um dos mais animados do festival.
O festival segue até esta terça-feira (4). Pelos palcos do GJF ainda passarão artistas como Nasi, George Israel, Karl Dixon, Mud Morganfield, Blues Etílicos, Beto do Bandolim… E a lista continua. Já a programação das oficinas musicais será aberta a partir deste domingo
Para saber mais sobre o Garanhuns Jazz Festival, acesse: http://www.garanhunsjazz.com.br/edicao2014/
Programação do dia:
Palco Pau Pombo (Parque Ruber Van der Liden) – Shows das 15h às 17h30
Sábado, 1º de março
*Baião de 3, com Milena Raymer
Obs.: Após os shows da programação oficial do palco Pau Pombo, o festival realizará Jam sessions.
Palco Ronildo Maia Leite (Praça Cultural Mestre Dominguinhos) – Shows a partir das 20h30
Sábado, 1º de março
1. Duo Taufic (RN)
2. Headcutters (SC)
3. Homenagem a Dominguinhos, em ritmo de Jazz&Blues com Liv Moraes (PE), Josildo Sá (PE), João Neto (PE), Projeto Batuque (PE) e part. especial de Marcos Cabral (PE)
4. Izzy Gordon (SP) convida Ed Motta (RJ)
Entrada gratuita