O primeiro dia do Gravatá Jazz Festival 2020 (GJF) traz aos palcos nomes como J.J Thames, Arthur Philipe e Bruno Marques e Derico. A partir das 19h, o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, localizado na Av. Joaquim Didier, centro de Gravatá, começa a receber as atrações que vão emocionar o público com toda carga sentimental que o blues e o jazz carregam em suas músicas.
Considerada como um dos grandes nomes do evento, a norte-americana J.J Thamessobe no palco do GJF ao lado do pernambucano Rodrigo Morcego. A expectativa é que a estrela do blues faça um show comovente, assim como são as músicas dos seus álbuns “TellYouWhat I Know” e “Raw Sugar”. Vista como a diva do Blues do Mississipi, local onde foi morar aos 17 anos, ela já ficou entre os 10 melhores artistas da Billboard por 25 semanas.A vinda de artistas como J.J Thames, reconhecida mundialmente entre os fãs do gênero, mostra a força que o GJF ganha ano após ano.
Abrindo o primeiro dia do festival, o pernambucano Arthur Philipe sobe nos palcos e convida o conterrâneo Dom AngeloMongiovipara dividir o espetáculo. Considerado um dos melhores interpretes de jazz do Brasil, Arthur resgata as grandes vozes do jazz norte-americano como Frank Sinatra, Tony Bennett e Nat King Cole. Já Dom Angelo, também natural de Pernambuco, é guitarrista e violonista e interpreta, além de músicas autorais, composições de Miles Davis, Beatles, Michael Jackson, Gilberto Gil e de Caetano Veloso.
O músico mineiro Bruno Marques, responsável pela criação de projetos como o Rota do Blues, que percorre o país com shows de artistas estrangeiros e nacionais, divide o palco com o multi-instrumentista paulistaDericoSciotti. Profissional desde os 11 anos,Derico toca saxofone, piano, guitarra, contrabaixo, violão e bateria e foi através do jazz e do blues que ele abriu suas perspectivas musicais. Os brasileiros vão contar com a participação especial do norte-americano BreezyRodio, influenciado por nomes consagrados como Albert King, Ray Charles, BB King e muitos outros.
Além de todos os shows realizados, o evento promove o tradicional concurso de frases sobre o GJF, onde as melhores são premiadas com instrumentos musicais profissionais.O Gravatá Jazz Festival 2020 é uma realização da Prefeitura de Gravatá, a produção executiva é de Jackson Rocha, da Promundo, e a produção e a curadoria são do musico Giovani Papaleo. 10 mil pessoas por dia são esperadas no festival.