Empresas de TIC participam de censo sobre o setor

Unifran-informaticaCom o objetivo de identificar problemas, gerar soluções e desenvolver potencialidades do setor nacional de Tecnologia da Informação, a Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), lança a 3ª edição do Censo das Empresas de TIC. As empresas pernambucanas, filiadas ou não à Assespro, podem responder, só até o dia 20 de agosto, a um questionário online, disponível no endereço assespro.org.br/biblioteca/dados-mercado/2014-censo-aleti-do-setor-de-tic/. A média de tempo pra se preencher o formulário é de 20 minutos. A ideia é criar um grande mapa do setor através das informações levantadas, o que permitirá a avaliação comparativa com outros países e auxiliará o desenvolvimento de ações e políticas públicas efetivas para o segmento.

Gerino Xavier, atual presidente da Assespro PE/PB, destaca a importância do questionário ser respondido de forma verdadeira e completa. “A fidelidade das respostas reflete diretamente no resultado final do censo, que também representa para as empresas uma excelente oportunidade de formação de parcerias, negócios e projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D)”, explica.

O censo, que foi iniciado em 2012 pela ALETI – Federação Ibero-Americana das Entidades de TI, ocorre simultaneamente nos 19 países-membros da instituição, presente na América Latina, Caribe e Península Ibérica. Porém, é importante ressaltar que a participação no censo é aberta a todas as entidades e empresas do setor, vinculadas ou não à Assespro e demais entidades da ALETI. A pesquisa também não faz limitação de porte, tecnologia ou localização das empresas.

Os temas cobertos pelo questionário foram trabalhados sob supervisão da Assespro juntamente com vinte outras entidades dos demais países participantes da ALETI, abordando todos os aspectos das empresas. As informações individuais oferecidas têm sigilo garantido pelas empresas apoiadoras – SurveyMonkey e MBI.

Os resultados da edição 2013 do censo, que tiveram grande repercussão na imprensa, sendo apresentados em diversos eventos realizados no Brasil e no exterior, além de ter despertado o interesse das Nações Unidas e de outras entidades internacionais, podem ser conferidos através do link www.mbi.com.br/mbi/biblioteca/relatorios/2014-05-aleti-rumo-a-um-censo-tic-ibero-americano/.

 

 Temas cobertos pelo questionário:

- Dados demográficos (incluindo ano de fundação, localização geográfica de matriz e filiais, porte aproximado)

- Avaliação detalhada das atividades de TIC oferecidas ao mercado

- Recursos Humanos: porte das equipes, nível de formação, rotatividade, ociosidade e demanda reprimida

- Perfil dos clientes, por atividade econômica e porte

- Plataformas tecnológicas que sustentam o faturamento das empresas de TIC

- Modelos de negócios recorrentes vs. vendas sob encomenda

- Volume, destino e canais usados em exportações

- Certificações empresariais, planejamento, proteção da propriedade intelectual

- Participação das empresas em entidades do terceiro setor

- Joint ventures, alianças estratégicas e comportamento das empresas frente à inovação

- Áreas de ação/interesse em projetos de pesquisa e desenvolvimento

- Fontes de capital financeiro e evolução econômica

 

O questionário também pode ser respondido através dos links:

http://www.mbi.com.br/mbi/contatos/questionarios/2014-censo-aleti/

https://pt.surveymonkey.com/s/censo2014