Diversidade faz de Caruaru o Maior São João do Brasil

Programação oficial: https://saojoaocaruaru2017.com.br/

Fotos oficiais: https://www.flickr.com/photos/prefcaruaru/albums

Magnifícos. Foto Jorge Farias - Divulgação

Magnifícos. Foto Jorge Farias – Divulgação

As festividades em Caruaru tiveram início no dia 03 de junho, mas o fim de semana que abriga o santo maior da festa, o São João, é o mais aguardado por turistas e também pelos caruaruenses, que se espalham pelos 90 mil metros quadrados entre a Estação Ferroviária e o Parque de Eventos Luiz Gonzaga, sem contar os polos descentralizados nos bairros e na zona rural. Durante o mês de junho, cerca de 2,5 milhão de pessoas circulam pela cidade e deixam, em média, R$ 200 milhões, em movimentação financeira, para o município. Caruaru se transforma em vários setores e sentidos. Neste período, são gerados cerca de seis mil empregos diretos e indiretos e a ocupação hoteleira chega a ser de 97%. O clima na cidade muda completamente, não só com a decoração de bandeirolas, balões e toda identidade visual, inspirada em ilustrações desenvolvidas por Ronaldo Fraga, mas a energia emanada pela tradição da festa contagia a todos os moradores.

A Capital do Forró intensifica sua maratona junina a partir desta quinta-feira (22), às 18h, onde acontece a estreia do Polo Galdino, no Alto do Moura. O polo reunirá manifestações culturais da região como Mazurca, Reisado, Maracatu e Bumba Meu Boi. A programação segue até o dia 25 de junho, na Praça do Artesão. Na Estação Ferroviária, no Polo das Quadrilhas, vários grupos se apresentam a partir das 20h. Neste mesmo horário, no Polo Azulão, o público que busca um som mais alternativo poderá conferir os shows de Jurema Preta, Banda Old Pack, Psych Acid, Banda Alkymenia e Devotos, que promete levar muito punk rock liderado pelo vocalista recifense, Cannibal. O Polo Som da Rural estaciona na Rua Silvino Macêdo, conhecida como Má Fama, de 22 a 25 de junho. A rural vai reunir amantes de diversos ritmos na rua mais frequentada pela juventude da cidade. Quem busca um forró pé de serra para dançar juntinho com o par, a pedida é o Polo Juarez Santiago, que funciona a partir das 21h. No Polo Forró do Candeeiro, os amantes do autêntico forró poderão acompanhar os shows já às 20h. Já o Pátio do Forró recebe, também a partir das 20h, uma das noites mais aguardadas do São João 2017, com apresentações do alagoano Mestrinho, do caruaruense Azulão, da cantora Márcia Fellipe e da dupla Simone e Simaria, que deve agitar o público ao som de grandes sucessos como “O violão e o nosso cachorro”, “126 cabides”, “Loka” e “Quando o mel é bom”.

A festa continua na sexta-feira (23), véspera de São João, a partir das 10h, no Polo Mestre Vitalino, no Alto do Moura. A partir das 16h, uma das estreantes deste ano, a Casa do Forró, na Estação Ferroviária, oferece uma discotecagem de forró. Às 17h, o Polo do Repente tem muita rima e poesia. Ainda na Estação Ferroviária tem apresentações no Polo Juarez Santiago e Polo das Quadrilhas. Às 18h, o Alto do Moura recebe, no Polo Mestre Galdino, mais manifestações culturais. Às 20h, o Polo São João nas Ruas chega ao terceiro bairro da cidade. No Polo Azulão, apresentam-se, também a partir das 20h, Nika Macedo, Yngrid Bitencourt, Thera Blue, BandaVoou e Junio Barreto. Já no Parque de Eventos Luiz Gonzaga, que abriga dois polos, a festa começa a partir das 20h noPolo Forró do Candeeiro e no Pátio do Forró, que tem Gusttavo Lima, Maciel Melo, Fim de Feira, Brasas do Forró e John Geração como atrações.

O dia 24 de junho será de muita festa, tradição e atrações que prometem agradar todos os públicos. O forró começa às 10h, no Polo Mestre Vitalino, no Alto do Moura, onde, a partir das 18h, várias manifestações culturais se apresentam no Polo Mestre Galdino. Na Estação Ferroviária, o Polo Infantil anima a criançada a partir das 17h. Às 20h, tem a final do Concurso de Quadrilhas, no Polo das Quadrilhas. Ainda na Estação, haverá apresentações na Casa do Forró, Polo do Repente e Polo Juarez Santiago. Para quem busca uma noite de São João diferenciada, a pedida é o Polo Azulão, que receberá Maria da Paz, Rogéria, Mozart Vieira, Banda Zé do Estado e o cantor Lenine, que promete um show especialmente preparado para o público de Caruaru. A tradição dos festejos juninos de antigamente poderá ser encontrada no caminhão-palco do São João na Roça, a partir das 20h, que visitará a terceira comunidade da zona rural. Também haverá muito forró pé de serra no Polo Forró do Candeeiro. A principal noite de festa terá, no palco do Pátio do Forró, um misto de regionalidade com música eletrônica. A partir das 20h, apresentam-se Walmir Silva, Petrúcio Amorim, Lucy Alves e o DJ Alok, internacionalmente conhecido e vencedor de vários prêmios mundiais, inclusive o ‘Wind Music Awards’, semana passada, na Itália. O DJ promete colocar, em seu repertório, remixes de forrós clássicos e revisitar alguns ritmos nordestinos.

A maratona junina continua no domingo (25) com shows no Alto do Moura, a partir das 10h, no Polo Mestre Vitalino. À noite, será realizada a última apresentação no Polo Mestre Galdino, a partir das 18h. Na Estação Ferroviária, as crianças podem se divertir no Polo Infantil, às 17h. No mesmo horário, no Polo do Repente, apresentam-se vários cantadores. No Polo das Quadrilhas, as apresentações começam a partir das 19h. O Polo Azulão encerra suas atividades nos festejos juninos de 2017 recebendo, a partir das 20h, os cantores Gabriel Sá, Jonathan Richard, Erisson Porto, Chico César e Siba, com o show Na Trincheira, e a Orquestra Contemporânea de Olinda. Também será a última noite do Som da Rural, comandado por Roger de Renô, na rua Silvino Macedo (Rua da Má Fama). Para dançar o autêntico forró pé de serra, a partir das 20h, tem o Polo Juarez Santiago e o Polo Forró do Candeeiro. No Pátio do Forró, a noite de domingo será encerrada com os shows de Josildo Sá, Lucas Costa, Galã e a dupla sertaneja Bruno e Marrone, que estourou, no cenário nacional, em 2001, com a música “Dormi na praça”, sucesso que teve recorde de execuções nas rádios e conquistou um prêmio.

O São João de Caruaru recebeu, nos três primeiros fins de semana de festa, um público estimado em 150 mil pessoas. Passaram pelo palco do Pátio do Forró nomes como Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Fulô de Mandacaru, Aviões do Forró, Dorgival Dantas, Israel Novaes, Bell Marques, Gabriel Diniz, Batista Lima, Flávio José, Assisão, Nando Cordel, entre outros. A festa continua nos dias 28 e 29 de junho, véspera e dia de São Pedro, com atrações espalhadas em oito polos e nomes como Matheus e Kauan, Jonas Esticado, Mano Walter e Alceu Valença na programação.

 

 

Encontro de Bacamarteiros será realizado no Polo das Quadrilhas

Grupos de várias regiões do estado irão se apresentar neste sábado (24)

Vários grupos de bacamarteiros participarão, neste sábado (24), de um encontro promovido pela Fundação de Cultura e Turismo. O evento será das 14h às 18h, no Polo das Quadrilhas, localizado na Estação Ferroviária. De acordo com organização, 10 grupos de bacamarteiros de Caruaru, com cerca de 300 integrantes, devem participar.

A tradição do bacamarte começou em 1850. Os bacamarteiros reúnem-se em grupos, troças ou batalhões, sob a chefia de um sargento e o controle geral de um comandante, que responde, perante às autoridades, pelos atiradores durante as apresentações. De um modo geral, o folguedo se constitui de homens portando bacamartes, que são disparados com cargas de pólvora seca, em homenagem aos santos padroeiros São João, São Pedro e Santo Antônio.

O batalhão mais antigo de Caruaru é Batalhão 41, que foi fundado em 1851, no Sítio Cazajeiras, na zona rural do município. O primeiro comandante da tropa foi José Bezerra da Silva. Atualmente, o grupo é conduzido pelo bisneto dele, José Manoel dos Santos, de 78 anos, que dirige o batalhão há 29 anos. A tropa possui 23 integrantes.

O encontro deve reunir, também, batalhões de outras regiões de Pernambuco, como Sertão e Zona da Mata Sul. Após a apresentação dos bacamarteiros, o polo receberá a final do Concurso das Quadrilhas, a partir das 20h.

 

Serviço:

Encontro de Bacamarteiros

Data: 24 de junho, às 14h

Endereço: Polo das Quadrilhas – Estação Ferroviária

 

 

Informações para a imprensa:

 

Nossos contatos:

Lula Portela 81- 9.9976.6847

Camerino Neto 81- 9.9688.3603

Flávia Tavares - 81 99664-3560

Jaqueline Almeida 81 99204.6413