Terminou sábado (11), na praia de Porto de Galinhas, a mostra competitiva da primeira edição do festival de cinema Curta Porto que, desde a quinta-feira (9), exibiu 30 curtas vindos de vários estados do país e selecionados dentro de um universo de 160 produções inscritas.
O júri oficial, formado por especialistas em cinema, elegeu “História Natural”, de Julio Cavani, como o melhor filme da mostra pernambucana. Na categoria de filmes nacionais venceu o paulista “Piove, Il film di Pio”, de Thiago B. Mendonça. Já na mostra infanto juvenil, quem levou o troféu foi “Sophia”, uma producao paraibana do diretor Kennel Rógis. Já o júri popular considerou o filme “Interno” , do pernambucano Cleiton Costa, como o melhor filme da mostra. As exibições aconteceram na beira da praia, na pracinha do Parque das esculturas da cidade.
Os premiados irão ganhar um troféu confeccionado especialmente para o festival pelo mestre Carcará, artista ipojucano conhecido pelas famosas esculturas de galinhas espalhadas pelo município. O Curta Porto foi realizado com incentivo do Funcultura, do Governo do Estado, e apoio da Prefeitura de Ipojuca. O evento teve ainda o apoio da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas, da associação Pousada Charmosa e do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.
Além da mostra competitiva, o evento ofereceu, desde o mês de junho, em parceria com o Criancine (festival e cinema para crianças), exibições gratuitas dos curtas em escolas públicas e em espaços abertos do centro de Ipojuca e dos distritos de Nossa Senhora do Ó e Camela. Também foram promovidos debates e oficinas de iniciação ao audiovisual e incentivo ao cineclubismo. Toda a programação foi gratuita e aberta ao público.
A primeira edição do Curta Porto foi muito positiva. A cidade de Ipojuca é carente de opções nessa área e acho que conseguimos levar para várias localidades do município um novo olhar para muitos dos jovens que participaram das oficinas e que assistiram os filmes” disse o coordenador do festival, Marcos Medeiros. Na mostra da praia de Porto de Galinhas, o público foi formado por moradores e turistas. “Selecionamos os curtas levando em consideração a diversidade da população nativa do município e a população flutuante de turistas. A ideia foi de atender a todos”, explica a cineasta Alice Gouveia, curadora da mostra.
Participaram do júri oficial, Alexandre Soares, André Dib, Antônio Carrilho, Carla Francine e Hannah Godoy.
Para saber mais, acesse:
www.curtaporto.com.br
https://www.facebook.com/curtaporto2015
Trailler do filme Pernambucano premiado: História Natural – https://vimeo.com/102683144
Fotos dos filmes vencedores: