Continua em cartaz no Centro Cultural dos Correios, até o dia 11 de maio, a mostra coletiva “Contemporânea Arte Cerâmica”, produzida em parceria por Laurindo Pontes, da Atenarte, e Tactiana Braga, da B52 Cultural. A exposição, que conta com a participação de grandes ceramistas da atualidade e entrada gratuita, está recebendo uma enorme quantidade de visitantes desde sua abertura, no dia 14 de março, entre eles, importantes artistas, como Marianne Peretti, e muitos estudantes – só da rede pública foram mais de 1000 alunos e os agendamentos escolares continuam. Já o catálogo da mostra, que reunirá informações sobre a arte cerâmica, sobre os artistas e as obras em exposição, deve ser lançado no início de maio.
Idealizada para ser um espaço de compartilhamento de saberes entre os grandes ceramistas convidados, a mostra é dedicada a Luiggi Poluzzi (in memorian) pela sua colaboração na construção e manutenção dos fornos cerâmicos do Nordeste, e faz uma homenagem a Francisco Brennand pela sua importante contribuição à arte cerâmica, além de destinar uma sala especial à Anneliese Poluzzi, uma das pioneiras na arte cerâmica no estado, expondo trabalhos que destacam várias técnicas e décadas de atuação. A “Contemporânea Arte Cerâmica” ainda reúne grandes artistas com excelência na arte, como Ângela Poluzzi, Christina Machado, Ferreira, Miguel dos Santos, Rinaldo, Tiago Amorim. Em paralelo, os visitantes ainda podem conferir vídeos e palestras sobre os processos de criação e sobre as inovações da arte cerâmica.
De acordo com os organizadores, mais de 8 mil pessoas devem passar pelo Centro Cultural dos Correios para visitar a mostra até maio. O número bastante positivo foi estimado levando em consideração o caráter pioneiro da exposição. “No Brasil, ainda há poucos espaços destinados ao assunto. A arte cerâmica ainda acontece no silêncio dos ateliers. Desconheço, em Recife, uma exposição dedicada exclusivamente ao tema”, explica Tactiana Braga.
O estado de Pernambuco é destacado pela sua significativa produção de artesanato cerâmico, possuindo núcleos reconhecidos internacionalmente, como o Alto do Moura, em Caruaru, o Morro dos Ventos, em Belo Jardim e a cidade de Tracunhaém, localizada na Zona da Mata Norte. No entanto, a produção de arte está mais concentrada na capital pernambucana, com destaques como o imponente projeto de Francisco Brennand e diversos ateliers que concentram a inquietação que passa pelas mãos dos artistas, toma forma no barro e após passar pelo fogo, em altas temperaturas, ganham a dimensão de arte cerâmica.
A mostra “Contemporânea Arte Cerâmica” tem o incentivo da Lei Rouanet, apoio do Centro Cultural Correios Recife, Governo de Pernambuco, Gráfica Santa Marta, patrocínio dos Correios e é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.
Ficha técnica
Curadoria – Laurindo Pontes
Produção Executiva – B52 Cultural
Comunicação Visual – PICK Imagens
Iluminação – Maurício Castro
Projeto Expositivo – Diogo Todé e Vera Pires e Roberto Ghione Arquitetos Associados
Contemporânea Arte Cerâmica
Local: Centro Cultural Correios Recife (Rua Marques de Olinda, 262. Bairro do Recife)
Entrada: Gratuita
Em cartaz até o dia 11 de Maio
Informações e agendamentos: (81) 3224.5739
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.