Neste sábado (19), o Círculo de Leituras, projeto que traz como proposta aproximar autores e leitores colocando-os frente a frente para conversas francas e informais sobre livros e a paixão de ler, realiza o segundo encontro desta edição no município de Arcoverde, com as mesas “A voz pernambucana de todos os lugares”, dirigida pelos escritores Sidney Rocha e Bruno Liberal, e “A voz dos oprimidos”, com Cícero Belmar e Raimundo de Moraes.
O encontro, que tem patrocínio do Governo do Estado através do Funcultura e apoio da Prefeitura de Arcoverde, terá um dia de duração, sendo realizado nos turnos da manhã (das 8h às 12h) e da tarde (das 14h às 18h) no Sesc Arcoverde, e contará com a participação do escritor Manoel Constantino como mediador. A ideia é que cada um dos autores convidados fale sobre sua obra, sobre o universo que a cerca e sobre a provocação do tema proposto. Para tornar o debate mais dinâmico, a palavra escrita ganha corpo ao vivo durante breves leituras de textos dos autores. Em seguida, a palavra será dada ao público para que possa dar opiniões e fazer perguntas.
Além dessa reunião, o projeto, que tem curadoria assinada pelo jornalista e escritor Marcelo Pereira, ainda realiza mais dois encontros em diferentes cidades pernambucanas – Caruaru (26/09) e Cabo de Santo Agostinho (3/10) – , cada um com duas palestras e quatro autores convidados. Antes, o projeto aportou em Goiana para realizar o primeiro encontro deste ano. Além dos nomes já citados, participam desta edição, Raimundo Carrero, Geraldo Maia, Nivaldo Tenório, Renata Pimentel, Clarice Freire e Andréa Mota. “O objetivo do Círculo é trazer o autor para perto do leitor, dar voz ao público. Essa troca instiga a criatividade, estimulando quem escreve e quem lê”, explica Marcelo Pereira.
A atividade literária conta com realização da AMo Produção e Comunicação. “Dentre os 185 municípios pernambucanos, decidimos escolher quatro cidades para receber o projeto, de maneira descentralizada, atendendo a todas as regiões de desenvolvimento”, explica Andréa Mota, diretora da AMo e integrante do grupo de escritores convidados.
Além de proporcionar o fechamento de um ciclo, já que para a grande maioria dos autores o processo só se conclui quando há um feedback do impacto da obra sobre os interlocutores – os leitores –, outro grande benefício do projeto é fazer circular a produção literária pernambucana, já que a publicação de um livro é apenas uma etapa intermediária da cadeia de leitura, iniciada com o ato de escrever e finalizada com a resposta do público.
Na programação desta edição, que tem como público alvo escritores, educadores e amantes da literatura, ainda haverá em cada cidade uma homenagem a Celina de Holanda, renomada poetisa pernambucana e patronesse da Academia Cabense de Letras. Em Arcoverde, ela acontece com a exibição de um vídeo baseado em um poema de Celina e produzido pelos participantes da oficina de videopoema, ministrado por Eva Jofilsan até esta sexta-feira (18) no Sesc Arcoverde.
Ainda dentro da programação local, a partir das 16h30, o público poderá conferir um recital com os poetas do projeto Conexões, que faz parte do Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos e propõe uma convivência literária entre poetas dos bairros de Arcoverde; a leitura dramatizada do texto “O Circo do Seu Bolacha”, escrito por Paulo Lima, com os alunos do Núcleo de Teatro do Sesc Arcoverde, e a exposição “Passos poéticos – Itinerário da obra de Carlos Alberto”, sobre a vida e a obra de Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, escritor, poeta e professor.
Vale ressaltar que livros de autores locais estarão à venda em um espaço montado pela Livraria Lira Cultural na entrada do Teatro do Sesc.
Os interessados em participar do encontro, que é inteiramente gratuito, podem se inscrever através do endereço http://even.tc/circulo-de-leituras-arcoverde. Todos receberão certificados ao fim do Círculo de Leituras.
Mais sobre os escritores participantes
Sidney Rocha nasceu em Juazeiro do Norte-CE, em 1965. Atualmente mora no Recife. É autor de romance como, Sofia, uma ventania para dentro (1994), Matriuska (2009) e O destino das metáforas (Iluminuras, 2011), pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas. Integrou ainda a antologia Geração Zero Zero (2010), que reúne expoentes da literatura brasileira da primeira década do século XXI. Participou ainda da coletânea Brasil-Haiti: 101 histórias. Uma esperança (2010) e coorganizou a coletânea Tempo bom, contos (2010) para as vítimas das enchentes que atingiram o Nordeste em 2010.
Bruno Liberal nasceu em Goiânia, no estado de Goiás, mas mudou-se com a família para Petrolina, Sertão de Pernambuco, ainda criança. É formado em Economia e paralelamente se dedica à carreira de escritor. Em 2012 publicou a seleta de contos Sobre o tempo (editora Multifoco). No ano seguinte já se destacou na primeira edição do Prêmio Pernambuco de Literatura, sendo o grande vencedor da categoria contos com o livro Olho morto amarelo (Companhia Editora de Pernambuco).
Cícero Belmar é escritor e jornalista. Natural de Bodocó (PE). Tem no currículo títulos como os romances Rossellini Amou a pensão de Dona Bombom e Umbilina e Sua Grande Rival, ambos premiados pelo Lucilo Varejão do Conselho Municipal de Política Cultural da Fundação de Cultura do Recife. Belmar ainda assina os livros Tudo na Primeira Pessoa, de contos, e as biografias POla e O homem que arrastou rochedos. Ele ainda é autor de peças de teatro e jornalista contemplado duas vezes pelo prêmio Cristina Tavares de Reportagem.
Raimundo de Moraes é um escritor e jornalista pernambucano conhecido por ser um dos poucos autores contemporâneos com fôlego e a coragem para criar heterônimos – pluralidade de personalidades na produção autoral. O heterônimo mais antigo de Raimundo é o mundano Aymmar Rodriguéz, definido por ele como dono de uma personalidade forte, atilada e lasciva. Seu mais recente livro e o Coesias, lançado no início de 2015. No currículo do escritor, prêmios como o Cora Coralina, na categoria conto, em 2012, e o Canon de Poesia, em 2010, entre outros.
PROGRAMAÇÃO – CÍRCULO DE LEITURAS
Arcoverde: 19 de setembro
SESC Arcoverde
Mesa: A voz pernambucana de todos os lugares
com Sidney Rocha e Bruno Liberal, das 8h às 12h
Mesa: A voz dos oprimidos
Com Cícero Belmar e Raimundo de Moraes, das 14h às 18h
Caruaru: 26 de setembro
Academia Caruaruense de Letras (R. Quinze de Novembro, 215 – Nossa Sra. das Dores)
Mesa: A voz pernambucana de todos os lugares
Com Sidney Rocha e Bruno Liberal, das 8h às 12h
Mesa: A voz feminina na literatura contemporânea
Com Renata Pimentel e Andréa Mota, das 14h às 18h
Cabo: 3 de outubro
Escola Antonio Benedito da Rocha/ Cidade Garapu
Mesa: A voz que canta a existência
Com Raimundo Carrero e Nivaldo Tenório, das 8h às 12h
Mesa: A voz dos oprimidos
Com Cícero Belmar e Raimundo de Moraes, das 14h às 18h
Mais informações:
https://www.facebook.com/circulodeleituras