O segundo dia de shows do Gravatá Jazz Festival (GJF), que está em sua segunda edição, promete apresentações memoráveis para os amantes de jazz e blues no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Isso porque a noite será aberta, às 20h30, com o showman Adriano Grinneberg. Ele, que se apresenta ao lado de sua banda, costuma provocar bastante a interação do público, transcendendo o blues e tratando o ritmo como uma expressão universal, que vai além de um gênero musical, de uma localidade ou uma época específica. O pianista, que também atua como compositor, arranjador e cantor, tem um repertório que inclui referências clássicas da música, como Ray Charles, BB King, Bob Marley, além de citações de mestres da música brasileira, como Pixinguinha e Luís Gonzaga. Adriano também costuma incluir em seus shows a alegria e a intensidade da música africana.
Vale ressaltar que o músico foi eleito no ano passado como o melhor músico de blues do Brasil pelo Prêmio Profissionais da Música. Este ano ele concorre em cinco categorias com o projeto Vera Mantra: autor/composição; cantor; artista de rock; artista de blues e cultura popular.
Logo em seguida, às 21h30, é a vez do público se deliciar com a voz marcante da carioca Taryn Szpilman, famosa por suas apresentações vigorosas. Nos shows, a cantora evoca em sua performance a estética das atrizes do cinema clássico de Hollywood dos anos 40 e Pinups dos anos 50, tanto no figurino, como nas influências musicais, e sempre com uma abordagem inovadora. Taryn, que já se apresentou em grandes festivais musicais e é a responsável pela dublagem nacional da rainha Elsa, da animação Frozen, promete um show pra levantar o público do festival, estimado em cinco mil pessoas por noite.
Fechando o segundo dia de apresentações, sobe ao palco, às 22h30, o guitarrista angolano Nuno Mindelis, que já foi considerado o melhor guitarrista independente de blues do mundo pela revista Guitar Player americana. Ele vem ao festival com uma superbanda, com destaque para o virtuoso tecladista de blues Flávio Naves. A ideia é fazer um show onde todos possa dançar, pular e se divertir.
E a festa não para. Amanhã (27) o festival recebe apresentações de Arthur Philipe & Quintessence, Igor Prado Band e Rosa Marya Colin, com participação especial de Wallace Seixas.
O Gravatá Jazz Festival é uma realização da Prefeitura de Gravatá, com copatrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Empetur, com apoio da Editora Fliporto, curadoria de Giovanni Papaleo e produção executiva de Jackson Rocha Jr.