Veja aqui a programação completa
Milhares de luzes brancas e coloridas, presépios, renas, trenós e o Papai Noel invadem as ruas e praças de Garanhuns, município do agreste pernambucano localizado a 230 km de distância do Recife, a partir desta sexta-feira (10), quando será aberta oficialmente a programação da “Magia do Natal”, evento anual realizado pela Prefeitura de Garanhuns que chega em sua quinta edição já consolidado no calendário brasileiro como a maior e melhor festa natalina do Norte e Nordeste. A festa será aberta pelo prefeito Izaías Régis às 19h30. Em seguida haverá o show de abertura. No dia seguinte (11), a programação do polo principal começa com o desfile do Papai Noel, seguido de apresentações do GRE-AM, Blues For Us e de Free Style. No domingo (12), um novo desfile do bom velhinho, seguido por apresentações culturais e shows de Alexandre Revoredo e Júlio Portela.
Completamente descentralizada e gratuita, a programação do Natal de Garanhuns segue até o dia 31 de dezembro. Já a decoração, feita inteiramente por artesãos locais, fica em exibição até o dia 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis.
A cada ano, mais e mais turistas são atraídos até Garanhuns para conferir “A Magia do Natal” – nesta edição, por exemplo, são esperados mais de 600 mil visitantes de todo o Brasil. E a cidade, também conhecida nacionalmente por promover importantes festivais – como o
“Viva Dominguinhos” e o “Festival de Inverno de Garanhuns (FIG)” – promete não decepcionar. Para esta edição, a cidade preparou uma majestosa decoração, que começa pelo pórtico de entrada do município e se espalha por ruas, avenidas, praças e principais canteiros. A ideia é mesclar elementos do mundo da magia com os símbolos tradicionais do Natal, evidenciando o significado religioso por trás de cada um dos itens.
Grande promotora da cultura local, os artistas da terra também terão vez nas apresentações artísticas que acontecem gratuitamente nos diversos polos descentralizados da cidade. Assim, nas quartas e quintas-feiras, as apresentações acontecem em diferentes bairros de Garanhuns, ao todo, dez bairros serão contemplados pela atividade itinerante do evento. Aos domingos, os shows acontecem em distritos da cidade. Já nas sextas, sábados e domingos, as apresentações serão no palco principal do evento, em frente à prefeitura da cidade. As crianças – o público mais entusiasmado da festa – também ganham programação própria com a contação de histórias que acontecerá sempre aos sábados, na Fonte Luminosa do município. Os desfiles do Papai Noel, um dos pontos altos da festa, serão realizados sempre aos sábados e domingos, na área central da cidade. Ao todo, serão mais de 50 dias de apresentações culturais.
Entre as atrações musicais, nomes como Leonardo Sullivan, Joana, The Fevers, Adilson Ramos, Quinteto Violado e Roupa Nova Cover.
Vale ressaltar ainda que Garanhuns conta com uma excelente infraestrutura hoteleira, preparada para receber com conforto e segurança os milhares de turistas que passam pela cidade durante os dias de evento. “Ao definir o conceito e formatar a edição 2017 do evento, buscamos expressar todos os sentimentos que envolvem o Natal, tornando a festa ainda mais lúdica e religiosa. Sem esquecer, como gestor, da importância da parte comercial para o município. Juntos, prefeitura e população, vamos conseguir fortalecer a identidade do evento, encantando e atraindo mais e mais turistas e movimentando a economia da cidade”, diz Izaías.
A formatação do projeto de decoração da “Magia do Natal” é assinada pela administradora Michelle Régis e conta com execução da Secretaria de Turismo e Cultura, dos artesãos da Associação da Casa do Artesão de Garanhuns e da primeira-dama Socorro Régis.
NATAL 2016 – Tanta beleza e arte rende positivamente para a economia de Garanhuns. Em levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico ao final da última edição do evento, foi registrado um aumento de vendas de 7% a 10% em empreendimentos do setor de vestuário; nos bares e restaurantes também foi constatado um crescimento – ainda mais significativo – marcando de 10% a 12% de evolução e muitos donos de estabelecimentos de gastronomia arriscaram falar em cerca de 100% de evolução. A taxa de ocupação aumentou durante o período do evento, chegando a 100% nos fins de semana, onde os próprios hotéis tiveram que articular entre si, para que os turistas não ficassem sem hospedagem. O faturamento da rede alimentícia foi 42% em média, mas chegando a triplicar aos sábados e domingos. Em 2016, Garanhuns recebeu 600 mil turistas e contabilizou uma movimentação econômica de R$ 20 milhões.