Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realiza a coleta seletiva da Green Expo
A 1ª edição da Green Expo, feira e fórum de soluções e tecnologia para o meio ambiente, reciclagem, limpeza pública e gestão de resíduos, que acontece de 12 a 15 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, contará com a participação do Programa de Coleta Seletiva da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Lá, os coordenadores do projeto apresentarão todo o funcionamento do Programa desde a implantação, em 2009, até os dias atuais, mostrando que é possível gerar renda com os resíduos coletados.
Além de mostrar ao público como Jaboatão faz para praticar a coleta seletiva, a prefeitura ainda realizará a capacitação dos agentes de limpeza contratados pelo evento para que eles possam encaminhar os resíduos recicláveis gerados na feira para as catadoras da cooperativa Coopermape Sítio Carpina, um dos seis grupos que compõe o Programa de Coleta. As catadoras participantes estarão na feira recebendo o material e separando-os para que sejam encaminhados à sede da cooperativa, localizada na Muribeca. Posteriormente, os resíduos serão comercializados. A renda obtida pela venda dos produtos recicláveis gerados no evento será totalmente destinada às catadoras, como já ocorre dentro do Programa.
De acordo com Jamile Santana, coordenadora do Programa de Coleta Seletiva, além de gerar renda para algumas famílias, o processo de reciclagem colabora para a correta destinação dos resíduos recicláveis, fato importante para o progresso na cadeia produtiva. “Evitamos o desperdício desses materiais que servem como matéria-prima para vários produtos. Resíduos recicláveis quando não aproveitados viram lixo”, diz.
Para que haja um maior êxito no recolhimento dos resíduos da feira, todos os expositores serão comunicados sobre a coleta seletiva e deverão colaborar. No Centro de Convenções haverá baldes espalhados por todo o espaço com adesivos indicativos de “materiais recicláveis” e “materiais orgânicos e outros restos”, assim, até os visitantes poderão contribuir com a separação correta dos resíduos. O material orgânico coletado pela Green Expo será de responsabilidade da limpeza urbana do município sede do evento, neste caso, Olinda.
Caimex participa da Green Expo com equipamentos para reciclagem de material de construção
A Caimex, representante exclusivo de fabricantes internacionais de equipamentos para mineração, construção, saneamento e demolição, estará presente na 1ª edição da Green Expo, que começa nesta terça (12), no Centro de Convenções de Pernambuco, e segue até sexta-feira (15), com grandes expectativas de negócios. O principal objetivo da empresa, que possui sede em São Paulo, é promover no Norte e Nordeste os britadores compactos da Rubble Master, equipamentos com alta produtividade e tecnologia totalmente voltados à reciclagem.
As máquinas, oriundas da Áustria, realizam a reciclagem de material de construção em geral, o que engloba asfalto, concreto, concreto armado, além de peneiramento e seleção de grãos. Com sede em São Paulo, a empresa atua no mercado brasileiro desde a década de 90 e planeja entrar definitivamente no mercado do Nordeste.
“Este é um bom momento para ampliar os negócios ligados à reciclagem de resíduos sólidos de construção, pois caso as prefeituras e governos sigam a Política Nacional de Resíduos Sólidos a procura por equipamentos e serviços ligados ao setor vai aumentar”, explica Ricardo Binembaum, diretor da empresa.
Ricardo destaca que os equipamentos apresentados pela Caimex são novidades no mercado brasileiro. Em contrapartida, na Europa os modelos são os mais utilizados para reciclagem de entulhos de demolição. O grande diferencial das máquinas está nas pequenas dimensões e alta produtividade – a produção varia de 80 até 250 toneladas por hora.
Caso necessário, a Caimex também oferece aos clientes cursos sobre britagem com ênfase em reciclagem. Saiba mais, acesse: www.rubblemaster.com e www.caimex.com.br.
Pneu Verde participa da 1ª edição da Green Expo
A Pneu Verde Recicladora, empresa que atua na área de gestão de resíduos sólidos, especificamente com coleta de pneus e borracha vulcanizada, já está confirmada entre os expositores da 1ª edição da Green Expo, feira de soluções e tecnologia para o meio ambiente, reciclagem, limpeza pública e gestão de resíduos, que acontece de 12 a 15 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, dentro da 9ª edição da Embala Nordeste.
Durante o evento, promovido pela Greenfield Business Promotion, a empresa, com sede no Recife, pretende captar novos parceiros para projetos de responsabilidade socioambiental. “Queremos disseminar o trabalho de gestão de resíduos de pneus inservíveis. A ideia é estabelecer parcerias com todo o Nordeste”, explica Rick Lândia Barboza, coordenadora administrativa ambiental.
No estande da Pneu Verde, os visitantes poderão conferir todos os detalhes do sistema de gestão de resíduos sólidos da empresa e os materiais estudados a partir da pirólise – também chamada de carbonização – de pneus: o carbono black, o óleo e o aço. “Queremos dar continuidade ao estudo da pirólise como alternativa de destinação de pneus, pois o processo pode proporcionar o fechamento do ciclo da logística reversa”, diz Rick Lândia. De acordo com a coordenadora, o grande desafio do setor é encontrar mercado para a reutilização dos produtos extraídos através da pirólise, mas as alternativas são vastas. “O Brasil já possui algumas empresas que exploram esse sistema, mas no Nordeste ainda é uma novidade. Os produtos extraídos podem ser utilizados em segmentos distintos, como, por exemplo, geração de energia e combustível sintético”, diz.
Para entrar no clima da reciclagem, o estande da empresa ainda fará o sorteio de um puff artesanal de pneu e de um kit Pneu Verde. Os interessados em participar só precisam visitar o estande e curtir a fanpage da empresa no Facebook (https://m.facebook.com/profile.php?id=200349163482465).
Acesse, www.pneuverderecicladora.com.br
Representante de gigante da reciclagem francesa participa da Green Expo
A empresa RMA Representações está confirmada entre os expositores da 1ª edição da Green Expo, feira de soluções e tecnologia para o meio ambiente, reciclagem, limpeza pública e gestão de resíduos, que acontece de 12 a 15 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, dentro 9ª edição da Embala Nordeste. A empresa, que possui anos de experiências nos mercados brasileiros e sul-americano, atua como representante de diversas empresas ligadas ao setor de fios e cabos, reciclagem e tubos. Para a feira, a RMA levará mostras dos produtos da MTB, uma empresa francesa que fabrica equipamentos para reciclagem.
A MTB é, atualmente, um dos grandes nomes mundiais do setor de gestão de resíduos industriais e concentra suas atividades em três principais áreas de atuação: reciclagem de resíduos, recuperação de metais não ferrosos e resíduos complexos; projeto e fabricação de equipamentos de reciclagem e projeto e instalação de plantas completas de reciclagem. Sendo reciclador e fabricante, a empresa projeta, vende, fabrica e instala equipamentos e sistemas completos de reciclagem em todo o mundo. Em crescimento, em 2013 a empresa atingiu um volume de negócios de € 60 milhões. Só na França, a MTB é responsável pelo tratamento de mais de 40 mil toneladas de resíduos industriais por ano, o que representa 40% do mercado de reciclagem francês.
Todas as especificações dos produtos e serviços oferecidos pela MTB estarão disponíveis no estande da RMA Representações durante os quatro dias de feira.
Acesse, www.rmarepresentacao.com.br
Hidromiza leva máquinas de reciclagem para a 1ª edição da Green Expo
A Hidromiza, empresa especializada na fabricação de prensas hidráulicas, carrinhos, contentores de lixo, elevadores e balanças, estará presente na 1ª edição da Green Expo, feira de soluções e tecnologia para o meio ambiente, reciclagem, limpeza pública e gestão de resíduos, que acontece de 12 a 15 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, dentro da 9ª edição da Embala Nordeste. A ideia da empresa, que está em processo de expansão, é utilizar o evento para fortalecer a marca e iniciar bons negócios.
A empresa, que está localizada em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, levará para a feira exemplos de prensas hidráulicas e informações sobre todo o sistema de segurança praticada pela Hidromiza, que atende as exigências das normas NR-12, referente à segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Além disso, a empresa trabalhará com preços promocionais durante os quatro dias de feira.
Para conferir todos os produtos fabricados pela empresa, basta acessar o site www.hidromiza.com.br.
Programa Jogue Limpo está entre os expositores da Green Expo
A 1ª edição da Green Expo, feira de soluções e tecnologia para o meio ambiente, reciclagem, limpeza pública e gestão de resíduos, que acontece de 12 a 15 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, recebe entre os expositores o Programa Jogue Limpo, que trabalha com logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas.
De acordo com Marcelle Azeredo, assistente do Programa, ao participar da feira, o grupo almeja conquistar novos clientes por todo o Nordeste e divulgar o trabalho para o público em geral. “Quanto mais pessoas conhecerem o nosso sistema, mais forte o nosso trabalho fica”, diz ela.
O Programa iniciou as atividades no Nordeste este ano e já conta com postos de reciclagem na Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Ao todo, são 22 centrais. Um dos diferenciais do grupo, é que o descarte e a destinação ambientalmente correta dos produtos acontecem sem nenhum ônus para os fabricantes de lubrificantes. Todas as embalagens recebidas são transportadas em veículos especiais, e depois são drenadas e prensadas, possibilitando seu encaminhamento para as empresas recicladoras licenciadas e aprovadas pelo Programa Jogue Limpo.
Além disso, o grupo ainda oferece serviço gratuito de recolhimento de embalagens de lubrificantes utilizadas em postos de combustível e concessionárias. Só em 2014, a previsão é de que 70 milhões de embalagens sejam recicladas pelo grupo. No estande do Programa, o público poderá conferir demonstrações e apresentação do programa de logística reversa de lubrificantes adotada pelo Jogue Limpo.
Dados – No Brasil, apenas 2% do total das embalagens plásticas movimentadas anualmente são de lubrificantes. O resíduo plástico é uma das fortes preocupações dos fabricantes e dos legisladores, pois o material leva cerca de 400 anos para se degradar na natureza. Além disso, sem o descarte adequado essa embalagem pode provocar obstruções de cursos e redes de escoamento de águas.
O Jogue Limpo, que funciona atualmente em sete estados e no Distrito Federal, já encaminhou para a reciclagem mais de 300 milhões de embalagens desde sua fundação em 2005, no Rio Grande do Sul, em resposta à Legislação Ambiental do Estado. A iniciativa repercutiu positivamente e se expandiu rapidamente para os demais estados.
Mais informações sobre o programa no site: www.programajoguelimpo.com.br
Recmax oferece máquinas de reciclagem de fios e cabos elétricos na Green Expo
Com uma ampla variedade de soluções para reciclagem de fios, cabos elétricos e beneficiamento de sucatas metálicas, a Recmax Reciclagem já confirmou presença como expositora da 1ª edição da Green Expo, Feira e Fórum de Soluções e Tecnologia para o Meio Ambiente, Reciclagem, Limpeza Pública e Gestão de Resíduos que começa nesta terça (12), no Centro de Convenções de Pernambuco, e segue até a sexta-feira (15).
Com uma linha de equipamentos de alta tecnologia e durabilidade, a empresa, que possui sede em São Bernardo do Campo, São Paulo, conta com linhas completas de equipamentos para transformar resíduos eletrônicos em material utilizável. Entre elas, máquinas de moagem de fios e cabos elétricos a seco, prensas, enfardadeiras e cisalhas.
De acordo com Mayara Souza, gerente de marketing da empresa, a Recmax decidiu participar da feira para apresentar ao Nordeste a tecnologia presente nos seus equipamentos, que acompanham as inovações das máquinas utilizadas na Europa. “Estamos vivendo um momento de crescimento na área de moagem, separação e reciclagem de lixo eletrônico. E o Nordeste está nos nossos planos de expansão”, diz Mayara, adiantando que a empresa está à procura de representantes locais para estreitar os negócios com a região.
O diferencial da Recmax está justamente no fato de lidar com uma área da reciclagem ainda pouco explorada no Brasil. Segundo Mayara, no país ainda é comum a queima de fios e a separação por água (garimpo), processos ecologicamente incorretos, no momento de eliminar a sucata eletrônica. Quem passar no estande da empresa durante os quatro dias de feira poderá conferir todas as especificações e equipamentos fabricados pela Recmax.
Para saber mais, acesse: www.recmax.ind.br
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.