Camarão & Cia conquista 10º selo de excelência

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O Camarão & Cia, rede de fast food especializada em pratos à base de peixes, camarões e outros frutos do mar, acaba de ser contemplada com mais um selo de excelência em franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Este é o décimo selo conquistado, em anos consecutivos, pela marca, que concorreu na categoria Sênior, destinada a empresas com mais de cinco anos de atuação e com 30 ou mais franqueados. Este é um caso inédito entre as franquias de alimentação com sede no Nordeste.

De acordo com a ABF, o selo é concedido às marcas que obtém um bom desempenho no relacionamento com a rede, sob o ponto de vista do franqueado. O nível de satisfação é conhecido através de uma pesquisa aplicada por uma consultoria isenta na base de franqueados da marca, contemplando todas as áreas do franchising. Neste ano, foram realizadas 9.500 entrevistas, acompanhadas de perto pela Comissão de Ética da ABF.

Por ser reconhecido como um legítimo indicador de qualidade e bons serviços, o selo da ABF já extrapolou o setor de franquias, sendo atualmente considerado também pelo governo, imprensa e entidades financeiras. “Além disso, ao participar da pesquisa, a empresa recebe um relatório completo com informações preciosas sobre os pontos positivos da relação com os franqueados e os que precisam ser melhorados”, explica Cristina Franco, presidente da ABF.

Com mais de 55 unidades espalhadas pelo país, a rede Camarão & Cia, comandada pelo empresário Sylvio Drummond, também foi eleita pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN) como uma das melhores franquias de alimentação do Brasil. E a marca não para. Este ano, estão previstas a abertura de mais 10 unidades do restaurante em vários estados brasileiros. Atualmente, o foco principal da rede são os estados do Sul do país.

Outro grande diferencial que permite a expansão da marca em território nacional, na opinião de Drummond, é a fazenda própria de criação de camarões, localizada no Delta do Parnaíba (PI). “Da engorda à indústria, o que garante que não vai faltar matéria-prima de alta qualidade o ano todo e possibilita trabalhar com preços competitivos”, reforça o empresário. A produção é de 90 a 120 toneladas do crustáceo por mês. O transporte é realizado com frota refrigerada também própria, raras vezes com necessidade de terceirização.

A constante criação de festivais gastronômicos, que beneficiam franqueados e fregueses, também pode ser apontada como um dos grandes motivos para a conquista dos selos. A campanha em cartaz no momento é o “Estrelas do Sabor”, que traz quatro saborosas receitas desenvolvidas com exclusividade para o festival pelo consultor gastronômico da rede, o francês François Schmitt. Para compor o menu, o chef se inspirou nas delícias do verão, tendo sempre em mente o clima tropical do país e a preferência nacional por praia, sol e mar. Com porções bem generosas, todos os pratos estão sendo vendidos a preços especiais.

Para quem não abre mão de degustar a especialidade da casa, as opções, deliciosas por sinal, são o “Camarões à Romana”, composto pelo crustáceo salteado no azeite com linguini ao molho de tomate, e o “Camarões à Piemontesa”, com camarões e um cremoso arroz piemontês ao molho de catupiry. Já os que preferem o sabor e a leveza dos peixes, não podem deixar de conferir o saboroso “Salmão à Parisiense”, que traz o salmão com linguini ao molho de catupiry, e o “Salmão à Valparaíso”, com salmão acompanhado de um suculento arroz ao molho de tomate.