Nesta quarta, 12 de dezembro, a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero iniciará uma campanha para divulgar e promover o uso da camisinha feminina, preservativo que, apesar dos inúmeros benefícios, é pouco utilizado e conta com distribuição gratuita quase nula. Entre as vantagens da camisinha feminina, podemos citar o elevado grau de eficiência quando o assunto é gravidez indesejada e prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, o fato de dar mais autonomia à mulher, melhorar a sensibilidade e poder ser colocada até 8h antes da relação sexual.
A ação começará com uma divulgação na Policlínica Gouveia de Barros, localizada na Boa Vista, durante a manhã. Neste período, a Gestos realizará atividades de propaganda com as agentes comunitárias de saúde e enfermeiras da unidade I do bairro dos Coelhos. Já no dia seguinte, sexta-feira (13), a ONG se junta com a equipe do Loucas de Pedra Lilás para promover, também durante a manhã, no Centro do Recife (na Rua da Imperatriz), um flash mob – que consiste na aglomeração instantânea de pessoas na rua para realizar uma ação combinada através das redes sociais. A ideia é reunir uma quantidade considerável de pessoas nos sinais de trânsito e chamar a atenção da população para a camisinha feminina, desmistificando o preservativo e, consequentemente, incentivando a popularização da venda e distribuição gratuita.
A Gestos é uma ONG que apoia e desenvolve projetos e programas que visam a defesa e a qualidade de vida de cidadãos em situação de vulnerabilidade pessoal e social, atendendo homossexuais, população confinada, pessoas que usam drogas, que se prostituem, que vivem com HIV/Aids ou outras DST e famílias de baixa renda.
Contatos para a imprensa
Anna Katia Cavalcanti
Fone: 81. 8884.9097 / 3031.3351