Veja o trailer aqui
Marianne Peretti em Brasília: uma história de amor em documentário
Pré-estreia acontece esta quarta-feira (18) na Embaixada da França, em Brasília
A obra da artista plástica Marianne Peretti que está incorporada ao imaginário da cidade de Brasília está registrada em um documentário que terá sua pré-estreia nacional nesta quarta-feira, às 19h00, em Brasília, na sala Le Corbusier, na Embaixada da França. Dirigido por André Farkatt, CamerinoNeto e Tactiana Braga, o curtaque conta trajetória da artista plástica franco-pernambucana responsável por obras monumentais como os vitrais da Catedral de Brasília, entra na grade de programação da TV Câmara a partir da próxima sexta-feira (20/04), ás 21h30.
O lançamento faz parte das comemorações pelos 90 anos de Marianne Peretti, que continua em atuação, em sua sua casa/ateliê no sítio histórico de Olinda (PE), e pelo aniversário da Capital Federal, comemorado no sábado (21/04). Foi pelas obras em Brasília que a artista se fez reconhecida internacionalmente. Num dos depoimentos do documentário, que tem cenas gravadas em Paris, Brasília e Olinda, a especialista em vitrais, Veronique David, do Instituto André Chastel, cita Marianne entre os grandes mestres vitralistas do século XX.
Com 14 minutos de duração, o curta-metragem percorre as principais obras de Peretti. Exibe o conjunto de vitrais, painéis e esculturas que deram significados aos lugares cívicos, sagrados, espaços solenes do legislativo, executivo e judiciário do Brasil.
“O espectador é conduzido pela própria artista a visitar suas obras e desta forma, em primeira pessoa, é apresentado ao diálogo da arte com a arquitetura da cidade, símbolo do modernismo para o mundo. Uma forma singular de ver Brasília, pelo universo que une o concreto e a leveza, os lugares e suas ambiências, para, através da arte, manter vivos os ideais de liberdade e democracia que estão presente na obra dela”, explica Tactiana Braga, que, através da sua B52 Desenvolvimento Cultural, vem realizando intenso trabalho de valorização e reconhecimento da obra de Marianne, por solicitação da artista.
Para contar a história de amor entre Marianne e Brasília, o documentário também vai à França mostrar os primeiros passos da franco-brasileira no mundo das artes, em plena efervescência cultural de Paris no início do século passado. Também em foco a vinda para o Brasil e o encontro com Oscar Niemeyer que resultou numa parceria artística de mais de duas décadas e possibilitou a união das cores dos seus vitrais à luz dos trópicos. Os depoimentos foram captados entre os anos de 2012 e 2016.
O evento de lançamento do documentário em Brasília é uma realização da TV Câmara e Governo do Estado de Pernambuco. Conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, da Embaixada do Brasil na França, da Bancorbrás, Aliança Francesa, Muzak e Companhia Editora de Pernambuco – CEPE e tem a produção da B52 Cultural.
Na ocasião do lançamento na Embaixada da Franca também será exibido o filme Crônicas de uma Cidade Inventada, dirigido por Luísa Caetano Ramos. O documentário, de 25 min, que retrata um dia na vida de Brasília com histórias cotidianas contadas pelos seus habitantes.
Serviço – Lançamento do Doc “Uma Mulher e uma Cidade”
Brasil/França – 2018
Quarta-feira, dia 18 de abril.
Recepção às 19h na sala Le Corbusier
Embaixada Francesa
Avenida das Nações – Lote 04 – Quadra 801, CEP 70404-900 – Brasília DF, Brazil
Ficha Técnica:
“Uma Mulher e uma Cidade”
Direção: André Farkatt, Camerino Neto, Tactiana Braga
Locução: Fabiana Pirro
Com depoimentos de Marianne Peretti, Patrick Charpentier, Véronique David, Yves Lo-Pinto Serra, Nilo Aragão.
Direção de Fotografia: Beto Martins, Diogo Ramos, Tiago Cardoso.
Trilha sonora: Allberto Valério e Muzak
Realização: Tv Câmara e FUNDARPE
Produção Executiva: B52 Desenvolvimento Cultural
“Crônicas de uma Cidade Inventada”
(Direção: Luísa Caetano Ramos. Documentário, 25 min, DF, 2014)
Elenco: Antônio Cunha, Chico de Rua, Elizângela de Souza, Indaiá da Conceição, Nadja Dulci, Vanderlei Costa.
Sinopse: Um dia na vida de Brasília. A correria da urbe, a experiência noturna, o vazio da madrugada e um novo amanhecer na capital do país. As histórias cotidianas contadas pelos habitantes deste palco urbano constituem o mosaico de Crônicas de uma Cidade Inventada.
Ficha Técnica
Produção: Ana Paula Rabelo, Camilla Shinoda
Fotografia: Ana Carolina Matias
Roteiro: Luísa Caetano Ramos
Animação: IgUractan
Montagem: Elias Guerra
Escola Produtora: UnB
Trilha Sonora: Luiz Oliviéri
Informações para Imprensa:
VERBO Assessoria
Lula Portela 81 99976.6847
Fonte para entrevistas:
Tactiana Braga, diretora do filme 81.9899.2224 – Whatsapp