A 4ª edição do festival Viva Dominguinhos, realizada em Garanhuns no último fim de semana (de 20 a 22 de abril), provou que investir numa programação artística que valoriza a cultura nordestina vale muito a pena em termos culturais e financeiros. Durante os três dias de festa, aproximadamente 150 mil pessoas, de Pernambuco e de outros estados, se divertiram e geraram renda para a cidade. Ao todo, foram mais de 25 shows gratuitos, de dia e de noite, com estrelas locais e nacionais do forró tradicional. O sucesso desta edição coloca o evento – que é uma iniciativa do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis – definitivamente no calendário turístico do estado.
Durante os shows, todos os artistas – selecionados através de convocatórias – homenagearam em trechos de seus repertórios a obra deixada por Dominguinhos, um ilustre garanhuense defensor e ícone da música nordestina. Assim, diariamente, milhares de pessoas se reuniam em torno dos palcos, montados na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e no Espaço Colunata, para dançar, cantar e se divertir ao som de muito pé-de-serra, xote, baião e xaxado.
Como nas edições anteriores, o artesanato teve seu espaço garantido dentro das atividades do Viva Dominguinhos, sendo, inclusive, um dos pontos altos da festa ao possibilitar o acesso do público à peças de arte com preços promocionais. Os expositores, previamente cadastrados pela prefeitura, exibiram suas peças na praça principal da cidade, onde ocorreram os shows noturnos do evento.
Entre as atrações desta edição, a banda Fulô de Mandacaru, Falamansa, Cantoria Agreste, Alcymar Monteiro, Cezzinha, Os Notatos, Nádia Maia e Targino Gondim, Flavio José e muito mais. A programação recheada de ídolos do forró aliada ao sucesso e qualidade das edições anteriores do festival, fez com que o município atingisse o máximo da sua capacidade hoteleira, com 100% dos leitos ocupados.
Garanhuns, localizado a aproximadamente 230 km de distância da capital pernambucana, ainda tem a seu favor o clima ameno proporcionado pela serra, principalmente à noite, quando as temperaturas atingem facilmente os 16º. A beleza da cidade, também conhecida como a “Cidade das Flores”, é outro ponto positivo bastante apontado pelos turistas do Viva Dominguinhos, que abre os festejos juninos de pernambuco.
Galeria de fotos