Tem início o Gravatá Jazz Festival 2017 no Agreste

Dasta Gomes & The Smokin Snakes

Dasta Gomes & The Smokin Snakes

Abrindo espaço no Carnaval de Pernambuco para o jazz, o blues, a MPB, o soul e outros ritmos tipicamente norte-americanos, o Gravatá Jazz Festival (GJF), que está em sua segunda edição, dá início neste sábado (25) a programação de shows gratuitos do festival, que deve reunir até o término – marcado para terça-feira (28) – cerca de 5 mil pessoas por noite no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.

Após a dominação do frevo durante o dia, com blocos e orquestras desfilando pelas ruas de Gravatá, município que está a cerca de 84 km de distância do Recife, a festa noturna será embalada pelos sons do GJF. Para abrir a noite, às 20h, sobe ao palco o grupo Dasta Gomes & The Smokin Snakes, vindos do Rio Grande do Norte com a proposta de levantar o público do evento com muito suingue do jazz americano da década de 40 num show inédito em Pernambuco. Logo depois da banda, é a vez do supershow de Derico Sciotti, um dos maiores saxofonistas do Brasil, com a Uptown Band, pioneira na cena do blues em Pernambuco e uma das responsáveis pela divulgação e popularização do ritmo no Nordeste. Derico e a Uptown –capitaneada pelo músico e produtor Giovanni Papaleo, que também assina a curadoria do GJF –, ainda recebem como participação especial a cantora Patrícia Marx, dona de sucessos como “Espelhos d’água” e “Quando Chove”.

Para fechar a primeira noite de apresentações oficiais, o GJF traz Leo Gandelman Quarteto. Leo, considerado pelo público e pela crítica como um dos maiores saxofonistas de jazz do Brasil, lançará seu novo CD durante o festival. Ele, que é um artista múltiplo e versátil, indo do pop à música clássica com a mesma desenvoltura, promete uma noite especial para o público.

Leo Gandelman

Leo Gandelman

A expectativa é que após os shows oficiais, músicos e público se reúnam em bares e restaurantes da cidade, como o Barito Fondue – uma das casas que mais prestigia a boa música em Gravatá – para canjas especiais e jam sessions de qualidade, porém com descontração.

Amanhã apresentam-se Adriano Grineberg (20h30), Taryn  Szpilman (21h30) e o angolano Nuno Mindelis (22h30).

O Gravatá Jazz Festival é uma realização da Prefeitura de Gravatá, com copatrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Empetur, com apoio da Editora Fliporto, curadoria de Giovanni Papaleo e produção executiva de Jackson Rocha Jr.

Fotos: