Neste sábado (26), quarto e último dia do Vegfest 2015, o maior congresso vegetariano da América Latina, toda a programação do evento será aberta ao público gratuitamente. Na grade, mais de 25 palestras com especialistas nacionais e internacionais ocorrendo simultaneamente, a partir das 9h, em quatro auditórios diferentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, haverá feira de produtos veganos, cursos de capacitação e oficinas de demonstração culinária com chefs especializados em gastronomia vegana.
A ideia, segundo os organizadores, é passar ao público em geral mais informações sobre o vegetarianismo e veganismo, além de levantar bandeiras importantes defendidas pelos adeptos da prática alimentar. Uma dessas causas, por exemplo, é a proteção dos direitos dos animais. Nessa linha, o evento traz hoje palestrantes como Luisa Mell, ex-apresentadora de TV conhecida nacionalmente pela dedicação aos animais, e Heron Santana, que, com um extenso histórico de defesa e especialização em direto ambiental, falará sobre a proteção dos animais silvestres no Brasil.
Para falar sobre saúde e os benefícios da alimentação vegana, o congresso apresenta Alberto Gonzalez, médico, cientista e autor do livro “Lugar de Médico é na Cozinha”, que vem de tornando um clássico entre os livros de alimentação sadia. Ele falará sobre o modelo biogênico, criado por ele, buscando mostrar os benefícios que o modelo pode trazer para saúde e economia.
No mesmo dia, a nutricionista Paula Gandin, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF), falará sobre alimentação vegetariana e desempenho esportivo. Ela, que ainda é colaboradora de livros como, “Nutrição Clínica Funcional: Fototerapia” e “Nutrição Clínica Funcional: Suplementação”, também atua como personal diet. Paulo Victor Gonzaga Pinheiro, mais conhecido como Paru Vitu, é outro palestrante que falará sobre o veganismo nos esportes. Paru, que é vegano desde 2002, tendo o fisiculturismo como um hobby levado a sério – ele é vice-campeão baiano na categoria clássico, acima de 1,78m –, é um exemplo de que é possível unir músculos e uma alimentação sem produtos de origem animal. O estudante de nutrição ainda é ativista dos direitos animais e administra o site Musculação Vegana, voltado para o compartilhamento de informações para praticantes de esportes com foco em musculação e adeptos da alimentação vegana.
Nas cozinhas de demonstração culinária, o público poderá conferir diversos chefs especializados em gastronomia vegana em ação. Entre eles, a pernambucana Fabrisa Silva, ensinando técnicas de salsicharia artesanal vegana, Nathália Soares, no Chubby Vegan, mostrando como fazer um bolo de rolo vegano e Mônica Panetta ensinando a fazer uma paella.
Durante toda a programação de palestras, a feirinha vegana montada na UFPE funcionará. Já às 15h45, na Sala de Aula B10, haverá a exibição do filme “Como me tornei um elefante”, obra que relata a jornada de uma jovem para salvar o Elefante do Sudeste Asiático.
O encerramento do Vegfest 2015 será marcado pela posse oficial do novo presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), promotora do evento ao lado da Unión Vegetariana Latino-americana (UVLA), e pela anunciação do Vegfest 2017. Para mais informações, acesse: www.vegfest.com.br.
Serviço – Vegfest Brasil
Quando: Até 26 de setembro
Onde: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Horário: Palestras durante todo o dia
Informações: www.vegfest.com.br | e-mail: contato@vegfest.com.br