O segundo dia do Vegfest, o maior congresso vegetariano da América Latina, acontece nesta quinta-feira (24) com uma grande variedade de palestras, oficinas de demonstração culinária, cursos de capacitação e feira vegana. A programação do evento, que está sendo sediado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vai das 9h às 21h00, seguindo até este sábado (26).
As palestras acontecem simultaneamente em quatro auditórios diferentes com temas que atingem inúmeras bandeiras defendidas pelos adeptos do vegetarianismo. Entre os palestrantes do segundo dia, a nutricionista Alessandra Luglio, que falará sobre dieta sustentável e os benefícios desse tipo de consumo para a saúde e para o planeta, Gene Baur, americano presidente do Farm Sanctuary, instituição com abrigos em Nova York e na Califórnia que resgata e doa centenas de animais por ano, Camila Cortínez, fundadora da ONG “Te Protejo”, que promove o uso de cosméticos não testados em animais, e Daniel Francisco, engenheiro ambiental e coordenador do projeto Unicom, da PUC, que falará sobre os alimentos do futuro, entre outros.
Na área de demonstração culinária, chefs como André Vieland, que já atuou nas cozinhas dos principais restaurantes veganos da capital paulista e hoje comanda o Nectare. No Vegfest, ele irá preparar um cheesecake de Cranberries e patês. A culinarista Ana Diniz também estará presente preparando uma Torta Viva, já Luana Ferreira, fundadora e apresentadora do Movimento Natural Vibe, mostrará o poder dos sucos detox.
Aris LaTham, chef panamenho especialista em alimentação viva e um dos ícones do vegetarianismo no mundo, marca presença na cozinha do Vegfest preparando um palmito em flocos com queijo de castanha. A feira de produtos veganos funciona durante todo o dia, das 09h às 19h, e é aberta ao público.
Para encerrar a programação da quinta-feira, a dupla Lisa Kemmer, ativista e filósofa americana que trabalha em defesa dos animais e populações desfavorecidas, e Cinthya Schuck, doutora em biologia evolutiva, ministrarão uma plenária sobre o meio ambiente, falando, entre outras coisas, sobre pecuária, água, crescimento populacional e impactos ambientais da pecuária.
As inscrições para o evento poderão ser feitas presencialmente durante o congresso. Há opções de entrada para toda a programação e para palestras específicas. Sábado, último dia do Vegfest, a programação será aberta ao público. O evento é uma promoção da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que conta com grupos em vários estados do País, e da Unión Vegetariana Latino-americana (UVLA). Para mais informações, acesse: www.vegfest.com.br.
Serviço – Vegfest Brasil
Quando: Até 26 de setembro
Onde: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Horário: Palestras durante todo o dia
Informações: www.vegfest.com.br | e-mail: contato@vegfest.com.br