Nesta quarta-feira (8), o Teatro Santa Isabel recebe, às 20h, a ópera “O pescador e sua alma”, espetáculo que conta a história de um pescador que tem sua vida mudada ao aprisionar, por acaso, uma bela sereia em sua rede. A obra gira em torno do conflito do pescador apaixonado, que se vê obrigado a abandonar sua alma para concretizar esse amor. Inspirada no conto homônimo do escritor Oscar Wilde e numa antiga canção de pescadores recifenses, a ópera, que tem entrada gratuita, segue em cartaz até domingo (12), realizando uma récita especial, com áudiodescrição, neste sábado (11), às 16h, para deficientes visuais.
O espetáculo, que tem incentivo do Funcultura e realização da SIM Produções Culturais e Artísticas, conta com composições do carioca Marcos Vieira Lucas, que já teve obras apresentadas em diversos países da Europa, como Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha. Ele escreveu a partitura em octeto de câmara, tendo como base a canção “O que o mar leva”, citada no livro “As melodias do Boi e outras Peças”, de Mário de Andrade. “Desde o início fiquei fascinado não só com o tema – um conto de amor que desafiava a moral vitoriana –, mas tambémcom a riqueza da linguagem de Oscar Wilde, que é de um ‘impressionismo simbólico e orientalizante’, como bem definiu Antonio Karnewale, diretor cênico da primeira montagem da ópera, que aconteceu em Brasília em 2006”, explica o compositor.
Maria Aída Barroso assina a direção musical e regência. Já o libreto da obra é de autoria do carioca Guilherme Miranda, que também atua como ator, dramaturgo e diretor musical. “Li o conto e me apaixonei. Aliás, li todos os contos do livro ‘Contos de Fadas’, de Wilde. Mergulhei bastante neste universo. Queria fazer um libreto que conseguisse ser rimado e mantivesse a mesma consistência dramática do conto, que é lindo e triste. Isso para mim foi fundamental. No texto acrescentei o Tritão, um personagem mítico que vira narrador da história e canta de modo poético livre, buscando associações de palavras e ritmos diferentes”, diz.
O elenco de “O pescador e sua alma” é composto por professores de canto e de música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A orquestra de câmara que acompanha a peça também é formado por docentes da UFPE. Marcondes Lima, professor da instituição, assina a direção cênica e de figurinos.
A orquestra é formada por viola, violino, violoncelo, flauta, clarinete, trompa e harpa, que, somados à percussão, criam um ambiente musical de tirar o fôlego. “O preciosismo narrativo impôs-se do ponto de vista dramático-musical como um desafio que enfrentei com enorme prazer no convívio com os colegas responsáveis pelo libreto, cenário, figurinos, direção e intérpretes, com quem tanto aprendi. A ópera, talvez o gênero musical mais democrático de todos, me ‘fisgou’ para sempre, moldando desde então minha carreira profissional”, afirma Marcos Vieira Lucas.
O coro de “O pescador e sua alma” está sendo ensaiado há dois meses pelo regente Flávio Medeiros. O grupo Contracantos, criado por Medeiros em 2002 faz a parte coral da peça e conta com 18 integrantes. Para ele, este novo trabalho tem sido um desafio por sua própria construção
Mais informações:
O Pescador e Sua Alma
Compositor: Marcos Vieira Lucas
Regência: Maria Aída Barroso
Direção Cênica: Marcondes Lima
Preparação Corporal: Marisa Avellar
Coro: Contracantos
Regência do Coro: Flávio Medeiros
Solistas:
Pescador: Luiz Kleber Queiroz / Rodrigo Cruz (barítonos)
Alma: Virgínia Cavalcanti / Surama Ramos (mezzo-sopranos)
Sereia: Tarcyla Perboire / Mariane Mariz (sopranos)
Bruxa: Fábia Sobral / Adriana Carla (sopranos)
Produção: SIM Produções Artísticas e Culturais Ltda.
Serviço
Data: 8, 9, 10 e 12 de julho de 2015 às 20h, dia 11 de julho às 16h e às 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Tel. (81) 3355-3326
Valores de ingressos: ENTRADA FRANCA
Distribuição de ingressos: 1 hora antes do evento.
CONTATOS “O PESCADOR E SUA ALMA”
Luiz Kleber Queiroz é o responsável pela concepção do projeto. Ele fará o Pescador e está na Coordenação Geral do projeto. E-mail: luizkl@gmail.com. Fone: (81) 99216.1926 (claro);
Marcondes Lima é o responsável pela Direção Cênica e Figurinos. E-mail: lima.marcondes@gmail.com>. Fone: (81) 98848.6284;
Maria Aída Barroso fará a Regência e Direção Musical. E-mail: maidabarroso@gmail.com Fone: (81) 99486.5768 (claro);
Marcos Lucas é o compositor da ópera. E-mails: marcosvieiralucas@
Contatos para a imprensa:
Lula Portela
Fone: 81. 9976.6847 / Email: lula@verbo.com.br
Anninha Cavalcanti
Fone: 81. 8884.9097 / Email: verbo@verbo.com.br
Verbo Assessoria
Fone: 81. 3031.3351