A programação especial promovida pela exposição “Brasília Através dos Tempos” em homenagem aos 55 anos de fundação da Capital Federal foi um sucesso. Na terça-feira (21), das 12h às 18h, a mostra recebeu vários adultos e, principalmente, crianças, ansiosos para conhecer melhor a história da cidade, percebendo novos aspectos da evolução social, urbana e cultural de forma lúdica, através de gravuras. Assinada pelo pelo artista com formação em arquitetura Terciano Torres, a exposição está em cartaz no Museu Correios desde 9 de abril.
Entre os programas infantis, a mostra promoveu, às 14h, o EU VIVO AQUI, uma série de atividades lúdicas com os arte-educadores do Grupo Vanguarda em cima do enorme mapa-tapete (são 60m²) presente na exposição e feito por Terciano, conhecido nacionalmente por retratar centros históricos de cidades brasileiras em gravuras de grandes formatos, semelhantes a quadrinhos. De acordo com os organizadores, o principal objetivo da atividade foi fazer com que as crianças pudessem observar melhor todos os aspectos da paisagem de Brasília.
Além disso, no final da tarde, houve o VIVA BSB, a comemoração oficial da exposição pelos 55 anos da cidade, com direito a música de parabéns e bolo de aniversário compartilhado.
A mostra fica em cartaz até 6 de junho, com uma coletânea que reúne 26 painéis colorizados e em P&B apresentado evolutivamente a construção da cidade no contexto do seu tempo, revelando temas em voga nas épocas retratadas e destacando acontecimentos importantes para a história, como a primeira missa rezada em solo por Juscelino Kubitschek. O projeto, como citado acima, ainda conta com um mapa gigante em formato de tapete aplicado no chão.
Durante os dois meses de exposição, a mostra deve receber mais de oito mil visitantes, com ênfase no público infantil. “Nosso principal objetivo é propor uma reflexão sobre a arquitetura dos patrimônios edificados como espaço humano e urbano de Brasília. Queremos aproximar e estimular a valorização dos espaços públicos, com afetividade e sensação de pertencimento”, conclui Terciano Torres. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 19h, durante a semana, e das 12h às 18h aos sábados, domingos e feriados. A classificação é livre e o acesso é gratuito.
“Brasília Através dos Tempos” conta com patrocínio dos Correios e do Governo Federal, curadoria de Roberto Ghione e é uma realização da VPRG Arquitetos (Vera Pires e Roberto Ghione Arquitetos Associados). A produção executiva da mostra é assinada pelos produtores Tactiana Braga, da B52 Cultural, e Laurindo Pontes, da Atenarte.
Serviço – Programação especial de aniversário Brasília Através dos Tempos
Local: Museu Correios – SCS quadra 4, 256 – Asa Sul, Brasília – DF, 70304-915
Quando: Terça-feira, 21 de abril
Horário: das 12h às 18h
Informações: (61) 3213-5076
Entrada Franca
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Correios e Governo Federal
Programação regular
Visitação: De 9 de abril a 6 de junho
Horário: De terça a sexta, das 10h às 19h, e sábados, domingos e feriados das 12h às 18h
Contatos para imprensa:
Lula Portela – 81. 99766847
Anninha Cavalcanti – 81. 8884.9097