Acontece esta semana a 47ª edição da Missa do Vaqueiro, sediada pelo município de Serrita, no Sertão pernambucano, a 535 km de distância do Recife. A festa, considerada o maior evento cultural e religioso dos sertões, tem início já nesta quinta-feira (20), com a programação profana, e segue até domingo (23), quando será realizada a missa em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó. Na grade de atrações, nomes como Flávio Leandro, Joquinha Gonzaga, Flávio José, Josildo Sá e Coral Aboios. Além disso, o evento ainda promove vaquejada, pega de boi e rodas de forró, com sanfoneiros e apresentações de aboiadores e repentistas.
Na programação em volta da Missa, uma série de eventos como o projeto Cariri Cangaço, que será realizado entre quinta e domingo, em Exu (PE) – onde nasceu o músico Luiz Gonzaga – e envolverá 300 pesquisadores do cangaço que vão se deslocar até Serrita. Na programação, debates, lançamento de livros e exibição de filmes.
Uma das novidades deste ano na Missa do Vaqueiro é a infraestrutura do evento, que recebeu diversas melhorias para atender com mais conforto as milhares de pessoas que anualmente saem de suas cidades natal, em Pernambuco e em outros estados nordestinos, para prestigiar a tradicional festa. Inclusive, diversos grupos, com integrantes que não perdem uma edição da Missa, já confirmaram presença no evento.
Realizada pela Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil com apoio da Fundação João Câncio em parceria com a Apega – Associação dos Vaqueiros de Pega de Boi na Caatinga do Alto Sertão de Pernambuco – e patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, a Missa do Vaqueiro abre sua programação na quinta-feira (20) com apresentação de Leninho de Bodocó, às 21h, em Ipueira. Já na sexta-feira (21) será realizada a vaquejada, seguida por uma roda de forró com os músicos Elmo Oliveira e Cosmo do Acordeon. Depois, sobem ao palco, reforçando ainda mais o resgate às raízes culturais promovida pelo evento, os músicos Donizete Batista, Kinho Callou, Forrozão Rei do Gado, Caninana e Pedrinho Pegação, fechando a noite.
A festa continua no sábado (22), com vaquejada e pega de boi, às 9h, no Sítio Favinha. No final da tarde, a partir das 16h, é a vez da roda de forró com Eralson Romão, Vital Barbosa e Grupo Cultural Luz do Sertão. Os shows não param. Na mesma noite ainda se apresentam Joquinha Gonzaga, o Grupo Cultural Luz do Sertão (apresentando uma coreografia de xaxado), Flávio Leandro, Flávio José e Érika Diniz.
No domingo (23), quarto e último dia do evento, acontece o tradicional culto ecumênico em homenagem ao ofício dos vaqueiros e em memória do vaqueiro que deu origem ao evento, Raimundo Jacó. Este ano o celebrante da missa será Dom Magnus, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da Diocese de Salgueiro. Também participam da celebração o cantor pernambucano Josildo Sá, com participação especial de Flávio Leandro, Coral Aboios, Ranieri, do repentista Pedro Bandeira e dos aboiadores Chico Justinho, Fernando e Ronaldo
O evento, conhecido por misturar o sagrado e o profano, tradicionalmente conta com o prestígio de milhares de turistas de todo o Nordeste, lotando hospedagens da cidade e dos municípios vizinhos, como Salgueiro, Exu, Parnamirim e Morelândia, além de movimentar o fluxo do comércio local. Nesta edição, os organizadores estimam um público de aproximadamente 50 mil pessoas para comemorar os 47 anos da Missa. Para garantir a segurança e conforto dos visitantes, o evento conta com o apoio do DER da Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, SEBRAE e Compesa.
Sobre a história da Missa – Realizada anualmente sempre no quarto domingo do mês de julho, a Missa do Vaqueiro tem em suas origens uma história que foi consagrada na voz de Luiz Gonzaga: a de Raimundo Jacó, um vaqueiro habilidoso na arte de aboiar. Reza a lenda que seu canto atraía o gado, mas atraía também a inveja de seus colegas de profissão, fato que culminou em sua morte numa emboscada. O fiel companheiro do vaqueiro na aboiada, um cachorro, velou o corpo do dono dia e noite, até morrer de fome e sede.
A história de coragem se transformou num mito do Sertão e três anos após o trágico fim, sua vida foi imortalizada pelo canto de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião, que era primo de Jacó, transformou “A Morte do Vaqueiro” numa das mais conhecidas e emocionantes canções brasileiras. Mas Gonzaga queria mais. Dessa forma, ele se juntou a João Câncio dos Santos – padre que ao ver a pobreza e as injustiças cometidas contra os sertanejos passou a pregar a palavra de Deus vestido de gibão – para fazer do caso de Jacó o mote para o ofício do vaqueiro e para a celebração da coragem.
Assim, em 1970, o Sítio Lajes, em Serrita, onde o corpo de Jacó foi encontrado, recebe a primeira Missa do Vaqueiro. De acordo com a tradição, o início da celebração é dado com uma procissão de mil vaqueiros a cavalo, que levam, em honras a Raimundo Jacó, oferendas – como chapéu de couro, chicotes e berrantes – ao altar de pedra rústica em formato de ferradura.
A missa, uma verdadeira romaria de renovação da fé, acontece sempre ao ar livre e se assemelha bastante aos rituais católicos, porém contando com toques especiais que caracterizam o evento: no lugar da hóstia, os vaqueiros comungam com farinha de mandioca, rapadura e queijo, todos montados a cavalo.
Serviço – 47 anos da Missa do Vaqueiro
Quando: De 20 a 23 de julho
Local: Parque Estadual João Câncio – Serrita/Pernambuco
Atrações: Shows de bandas locais e nacionais, pega de boi, vaquejada e culto ecumênico realizado no domingo
Gratuito
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DIA 20 – QUINTA – IPUEIRA – 21h
LENINHO DE BODOCÓ
DIA 21 – SEXTA
VAQUEJADA
RODAS DE FORRÓ: ELMO OLIVEIRA E COSMO DO ACORDEON
DONIZETE BATISTA
KINHO CALLOU
FORROZÃO REI DO GADO
CANINANA
PEDRINHO PEGAÇÃO
DIA 22 – SÁBADO
VAQUEJADA
PEGA DE BOI – 9h – FAZENDA FAVINHA
RODAS DE FORRÓ: ERALSON ROMÃO, VITAL BARBOSA E GRUPO CULTURAL LUZ DO SERTÃO
JOQUINHA GONZAGA
XAXADO – GRUPO CULTURAL LUZ DO SERTÃO
FLÁVIO LEANDRO
FLÁVIO JOSÉ
ÉRIKA DINIZ
DIA 23 – DOMINGO
CELEBRAÇÃO DA 47ª MISSA DO VAQUEIRO
CELEBRANTE: DOM MAGNUS
JOSILDO SÁ
FLÁVIO LEANDRO
CORAL ABOIOS
REPENTISTA: PEDRO BANDEIRA
ABOIADORES: CHICO JUSTINHO, FERNANDO, RONALDO
RANIERI – SERRITA (PRÓXIMO AO GINÁSIO POLIESPORTIVO) – 17h