Recife ganha espaço para shows de jazz e blues

 

Uptown Band. Foto Adriana P

Uptown Band

Recife ganha esta semana um novo projeto musical que pretende abrir espaço para atrações locais, nacionais e internacionais do jazz e do blues. Trata-se do Uptown Band Club que abrea programação cultural do Casato Bistrô, restaurante na Avenida Rui Barbosa, 1503, Graças, na frente da Igreja do Colégio Damas.

Idealizado por Giovanni Papaléo, baterista e produtor da Uptown Band, e os proprietários do restaurante, Sebastião e Victor Marinho, pai e filho, o projeto começa nesta sexta (27) e aproveita todo o feriadão indo até o dia 30. Sempre a partir das 21h. E começa em grande estilo com atrações fixas que terminam em jam sessions especiais com a presença de estrelas que estão na cidade participando da 5ª edição do RioMar Jazz Fest, que estará sendo realizado nos mesmos dias, na praça de alimentação do mall. A ideia é reunir o público do festival que queira dar uma esticadinha na noite após o encerramento dos shows, continuando a curtir clássicos do jazz e blues.Também parceira no projeto, a Móbile Estúdio é a responsável pela supervisão do som e acústica do espaço montado para receber as apresentações.

Na programação, bandas convidadas fazem a abertura dos encontros. Assim, na sexta-feira (27), quem se apresenta é a Clave de Fá; já no sábado (28), é a vez da Mr. Trio; no domingo (29), Tony Belo. A segunda-feira (30), último dia de encontros, será aberto pela Sertão Jazz. Diariamente, logo após as apresentações das bandas, a Uptown Blues Band, grupo capitaneado pelo músico e produtor cultural Giovanni Papaleo, também curador do RioMar Jazz  e das jam sessions, assume o palco, convidando e recepcionando outros artistas na confraternização musical. A Uptown, pioneira do blues em Pernambuco, com 20 anos de estrada, acaba de ganhar o Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria “banda de blues”.

“Recife precisava de um espaço como este que estamos criandoreunindo alta gastronomia, bons vinhos e música de alta qualidade” resume Victor Marinho, do Casato Bistrô que, por sinal, tem o cardápio assinado pelo renomado chef Claudemir Barros. “Estamos trazendo ao Recife uma proposta que deu muito certo no Gravatá Jazz Festival. Após os shows no RioMar, vamos promover jam sessions especialíssimas que representam o verdadeiro espírito do jazz. Vamos ter músicos locais que queiram dar uma canja e, possivelmente, teremos tambéma presença de atrações que estarão participando do festival. Tudo isso bem pertinho do público e com uma qualidade de som profissional”, acrescenta Giovanni Papaléo.

E os organizadores do Uptown Band Club já planejam a programação para o resto do ano. “Nosso objetivo é de sempre chamar os melhores músicos. Trocar energias, experiências, reunir artistas de diferentes locais num mesmo palco para celebrar a boa música! E as jam sessions são os eventos ideais para isso. Com a possibilidade de improvisação, a emoção rola solta. O resultado sempre é surpreendente, para quem faz e para quem assiste”, explica Papaléo.

Jam sessions são bastante tradicionais nos clubes de jazz, onde, após o número principal, os músicos presentes são convidados a subir ao palco, tocando com outras bandas. A diferença entre jam sessions e shows está na possibilidade da improvisação: os artistas envolvidos sobem ao palco sem nenhum ensaio prévio, sem saber o que vem à frente. Com todo um leque de possibilidades para explorar, o resultado são shows empolgantes, que contagiam músicos e público.

Serviço – Uptown Blues Club no Casato Bistrô

Quando: Estreia – de 27 a 30 de abril
Horário: A partir das 21h
Onde: Casato Bistrô (Av. Rui Barbosa, 1503 – Graças, Recife)
Informações e reservas: 81. 3034-8909

Couvert: R$ 20,00

Programação:

27 de abril

21h – Clave de Fá
Depois: Uptown e convidados

28 de abril

21h – Mr. Trio
Depois: Uptown e convidados

29 de abril

21h – Tony Belo
Depois: Uptown e convidados

30 de abril

21h – Sertão Jazz
Depois: Uptown e convidados